sábado, 20 de abril de 2013

Itamonte - Minas Gerais (Transcrição)

História da cidade de ITAMONTE MINAS GERAIS Monografia - n.º 133 Ano: 1967
Perdem-se em lendas os começos de Itamonte. Supõe-se, no entanto, que se prendem à época do afluxo das bandeiras ao planalto das Gerais, nos meados do século XVII.
Antes, porém, suas terras já haviam sido palmilhadas pelos portugueses na terceira década que se seguiu ao descobrimento. Essas primeiras "entradas" (1531/32), ordenadas por Martim Afonso de Souza, Comandante da Primeira Expedição Colonizadora e donatário da Capitania de São Vicente, internaram-se pela floresta virgem e vadeando rios transpuseram as serras do Mar e da Mantiqueira, atingindo Minas Gerais pela região do atual Município de Itamonte, e demarcando a primeira vereda de penetração. Em 1601, Glimmer volta a palmilhar esse caminho.
Com a descoberta das minas, intensifica-se a afluência paulista às regiões auríferas. A antiga vereda do Capivari tornou-se estrada, com numerosos pousos que, com o correr dos tempos, se transformam em povoados e cidades. Um deles, colocado em posição de realce, no dorso da montanha, a cavaleiro da "Pedra do Picu" (ou do Pico), ficou sendo conhecido como "Pouso do Picu". Após o declínio das minas, o antigo "Pouso do Picu" não perdeu sua importância, tornando-se até "de navegação mais intensa", na expressão tropeira. Com a construção de uma capela, sob a invocação de São José, passou a povoado e, depois freguesia, com a denominação oficial de "São José do Picu". Transformada esta, mais tarde, em São José do Itamonte com a autonomia administrativa, em 1938, converteu-se em Itamonte, simplesmente.
..................................................................................................................................................................................

Clique na imagem para ampliá-la
 Mapa: Apresentando  o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. (Alto da Serra, Núcleo Embrião de Piquete-SP, Garganta do Sapucaí, Desfiladeiro de Itajubá, Caminho Geral do Sertão, Estrada Real do Sertão, Registro de Itajubá, Raiz do Monte, Montanha dos Pinheiros).
Fonte: http://migre.me/7SKHJ
Fonte: http://migre.me/8lU59

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...