quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Escravidão negra em São Paulo e no Brasil (Transcrição 5)

escravo com máscara DEBRET, Jean Baptiste. Escravo com máscara de flandres, 1835.

Usados para prender, transportar, maltratar ou sujeitar os escravos, os instrumentos de ferro faziam parte do patrimônio das fazendas e das casas. Eram correntes, algemas, cadeados, grilhões, colares, tudo para garantir a submissão dos negros escravos pela tortura e degradação.

escravo no pelourinho DEBRET, Jean Baptiste. Escravo no Pelourinho sendo açoitado, 1835.
O açoite era a pena aplicada ao escravo, usava-se para isso do “bacalhau”, chicote feito com cabo de madeira e de cinco tiras de couro retorcidos ou com nós. Nas fazendas era utilizado para punir pequenas faltas ou acelerar o ritmo de trabalho, com algumas lambadas. Nos casos de delitos graves, o castigo era exemplar, sendo assistido pelos demais escravos. Era comum a surra-de-carro, no qual ficava o negro amarrado em um carro de boi, de bruços e braços abertos para receber as chicotadas.
Problematizando:
Observe as pinturas de Debret e a foto com instrumentos de tortura e responda as indagações:
  1. Descreva as imagens.
  2. Como e para que eram utilizados os instrumentos de castigo e penitência?
  3. O que era o pelourinho?
  4. Observe atentamente a pintura de Debret, “O escravo no pelourinho”. Você consegue perceber este tipo de castigo, tortura, nos dias de hoje? Onde? São praticados da mesma forma?
  5. Fonte: http://migre.me/fX1rq

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...