domingo, 10 de novembro de 2013

Jaguamimbaba

Jaguamimbaba, que em tupi quer dizer "onça parda", é como era conhecida entre os nativos brasileiros a porção paulista da Serra da Mantiqueira. O lado mineiro era conhecido como "amanti-kir", que quer dizer, "serra que chora" ou "nuvem que rola", nome que deu origem à atual denominação da serra.
Desde 1597 foi encontrado e explorado o ouro de aluvião, nos riachos da serra, um século antes das grandes descobertas em Cataguases, Cuiabá e Goiás pelos bandeirantes.1(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaguamimbaba)
Pico do Meia Lua - Garganta do Sapucai - Desfiladeiro de Itajubá - Espaço Colonial de Piquete-SP, Serra de Jaguamimbaba.
................................................................................................................................
BRASIL : CRONOLOGIA DE 500 ANOS DE MINERAÇÃO               
1595. Organizada a primeira expedição ao interior do Brasil à procura de ouro, até a bacia do Rio Sapucaí, a partir de Parati, em incursão de Martim de Sá. 1597. Primeira tentativa de produção de ferro em escala comercial, em Araçoiaba, por Afonso Sardinha Filho.
(Fonte: http://www.geologiadobrasil.com.br/1494_1803.html) 
 
 
 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...