domingo, 3 de agosto de 2014

PIQUETE-SP: ESPAÇO COLONIAL DE RECONHECIDO VALOR HISTÓRICO, ARTISTICO, E CIENTIFICO CAMINHO VELHO DO OURO, CAMINHO DO OURO, ESTRADA REAL DO SERTÃO, CAMINHO DOS PAULISTA, CAMINHO GERAL DO SERTÃO, A EXEMPLO DO CONGADO, JONGO, INCLUSOS NO ROL DO PATRIMÔNIO DA MEMÓRIA DA DIÁSPORA AFRICANA E DO TRÁFICO ATLÂNTICO.

Resistência, Herança e Liberdade”. Reúne 100 Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil. Entre os inúmeros lugares Piquete-SP passa a estar contido em um itinerário de relevância Histórica, reconhecido pela comunidade internacional. Resta esclarecer que em termos de solução de continuidade, não obstante ao obvio, a interrupção do traçado, indicando Paraty no final possibilita afirmar que, por mais que queiram entortar o mapa, a partir de Marmelópolis -MG. Uma vez que o Núcleo Embrião de Itajubá (Arraial de Nossa Senhora da Soledade de Itajubá),  localizava-se no território abrangido hoje pela cidade já referida e Delfim Moreira. Assim sendo a entrada original sempre foi pelo Alto da Serra, Garganta do Sapucaí, Desfiladeiro de Itajubá, Meia-Lua, Boa Vista: Lugares de Memória no Contexto: 1)Trabalho e Cotidiano 1.1 - Caminho do Ouro - 1.2 Estrada Real (Paraty –RJ) 2) Patrimônio imaterial - 2.2 Congado (MG, RJ, SP)- 2.3 Jongo (RJ, SP, MG, ES)(grifos meus)



Bandeira da Irmandade de São Benedito - Piquete / SP   
 Fonte Flickc http://migre.me/kNORF
Cavalaria de São Benedito, organizada por José Custódio dos Santos com moradores de Piquete na década de 70. Fonte: "O Estafeta" link http://migre.me/kNPw7
Mapa de Santos de 1776 - Alto da Serra corresponde ao espaço Colonial de Piquete-SP, Meia Lua, acesso a cidade de Marmelópolis-MG, Estrada Real do Sertão, Caminho dos Paulista, Caminho Geral do Sertão.

 


GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...