quarta-feira, 23 de março de 2011

MANIFESTO DO EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ, PATRONO SÃO MIGUEL ARCANJO, DEFENSOR DA FÉ:

“A Ancestralidade é nossa via de identidade histórica, sem ela, não sabemos o que somos e nunca saberemos o que queremos ser(4)

 A INCLUSÃO DE PIQUETE NO CIRCUITO ESTRADA REAL, REPRESENTA UM ATO DE  DESAGRAVO, PELA PRIVAÇÃO DO DIREITO DA COMUNIDADE AO PERTENCIMENTO E APROPRIAÇÃO DE NOSSA MEMÓRIA CULTURAL, "FAZERES" E "QUEFAZERES" DE NOSSA ANCESTRALIDADE,  POR MAIS DE 300 ANOS,  DECORRENTE DO NÃO ACESSO AO POVO PIQUETENSE, AOS REGISTROS VERDADEIROS, NO QUE TANGE  AO 'DIREITO AO CONHECIMENTO DE NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA. UM GENOCÍDIO CULTURAL. "Não se honra a cultura comemorando o genocídio" (Martin Luther King) (1)
 A “MEMÓRIA” COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL DO HOMEM Autor: Romualdo Flávio Dropa
....................................................................................
A adaptação cultural fez dos ser humano uma das espécies mais prósperas no planeta. É esta característica que torna a raça humana tão especial - a capacidade de produzir cultura - faz brotar no homem a necessidade de preservar tudo aquilo que cria e produz. A cultura nada mais é do que o registro da passagem do homem pela face do planeta, registro este gravado em todas as manifestações de seu espírito livre.
Este registro se torna parte integrante dele, uma extensão do homem, na verdade, sua memória. O homem detém o direito de preservar sua cultura e o direito de garantir esta preservação. A ele é inerente o Direito de preservar a sua Memória por meio dos registros que produz. Proteger a integridade da produção cultural do homem é garantir a ele a perpetuação os registros de sua espécie. É garantir um Direito que nasce com ele pelo simples fato de ser homem: o Direito à sua própria história.(2)
Nota: “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis” - Fernando Pessoa (3)
(1)Fonte: http://migre.me/5OAXZ
(2)Fonte: http://migre.me/5OAZr-/Martin_Luther_King/
(3) Fonte: http://migre.me/5OB98
(4)Fonte: http://migre.me/5OGM6 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...