sexta-feira, 6 de maio de 2011

COMUNIDADE AFRO-PIQUETENSE, MAIS DE 300 ANOS

Data: 25 e 26 de abril  de 2008 - sexta e sábado .  Local: Município de Piquete, São Paulo O 12º Encontro de Jongueiros reuniu as 19 comunidades do sudeste do Brasil que mantêm viva a tradição do JONGO ,  ritmo considerado uma das origens do samba carioca. Um verdadeiro festival a partir do encontro musical de 1.000 jongueiros. (fonte: http://migre.me/vmOJg)

Grupos de jongo participantes: Quilombo São José - Valença, Barra do Pirai, Pinheiral, Angra dos Reis, Santo Antonio de Pádua, Miracema, Porciúncula, Quissamã, Campos, Carangola, Guaratinguetá, Campinas, São José dos Campos, Serrinha, Arrozal, São Mateus, Vassouras, Recreio e Piquete. (Fonte: http://migre.me/vmOJg)

12º Encontro de Jongueiros dias 25 e 26 de abril de 2008 em Piquete,SP - Dona Zezé Machado (in memória),  com Zé das Moças (in memória) e sua Filha

12º Encontro de Jongueiros dias 25 e 26 de abril de 2008 em Piquete, SP - Dona Zezé Machado e Mestre Gil.

A FORÇA DA TRADIÇÃO - O Roteiro do caminho de São Paulo para as Minas Gerais, contido na Obra "Cultura e Opulência do Brasil" da lavra de Andre João Antonil, trás valiosas constatações, inclusive a que possibilita afirmar que, já em 1711, o Jongo ou Caxambu era praticado no caminho do ouro, em especial no trecho de Guaratinguetá e região, trecho correspondente as Roças de Bento Rodrigues Caldeira, com seus ranchos e pousos, os quais vieram a dar origem ao núcleo embrião de Piquete. A prova da assertiva está no trecho em que afirma o roterista narrando:Tem este campo seus altos e baixo; porém moderados; e por ele se caminha com alegria, porque tem os olhos que ver e contemplar na perspectiva o Monte Caxambu” A sentença, que está relacionada ao relevo que deu origem a cidade de Caxambu-MG, responde valiosa pergunta, no que diz respeito também,  ao espaço que veio a dar origem a cidade de  Piquete. Ou seja, referência feita ao monte Caxambu está relacionada com a forma arredondada do relevo, semelhante ao instrumento de percussão utilizado pelos praticantes do jongo/Caxambu, conclusão inclusive, dos estudos que fundamentaram a busca e levaram ao reconhecimento da manifestação, como Patrimônio Cultural Brasileiro. Desta feita, resta claro que a referência não se deu por acaso, ecoava retumbante na memória do narrador, restando certo que, havia presenciado a prática do jongo enquanto esteve em comunidades do caminho, se é que esteve, ou transcrito com riqueza de detalhe, a partir de informações que lhe foram passadas . O núcleo embrião que deu origem a Piquete especialmente descrito no roteiro, pelas cinco serras altas do caminho, teve resgatada a prática, a qual sempre esteve presente na região Sudeste (O JONGO DO SUDESTE). Ademais, quando da citação da região da Boa Vista,  que passou a chamar Caxambu por causa do relevo ou vice versa,  estava a referida região, contido na área correspondente a Comarca da Vila de Guaratinguetá, marco divisório das Capitanias de São Paulo e  Minas do Ouro. Sendo certo que, a modificação veio a se efetivar, tão somente, com a criação da Comarca de Rio das Mortes. Passando desta feita a constituir o marco divisório, a Serra da Mantiqueira. Local de instalação, mais tarde, dos Registros da Mantiqueira na Garganta do Embaú e Registro de Itajubá, no Alto da Serra, Garganta do Sapucaí, desfiladeiro de Itajubá, por onde entravam obrigatoriamente, tropas, boiadas e comboios de escravos, objetivando o abastecimento das Gerais. Ademais resulta incontrastável em conformidade com a cartografia histórica, no caso em questão, que a toponímia Alto da Serra, e Morro Cachumbu, estão no mesmo contexto. Parafraseando Milton nascimento, “Os tambores aqui estão, os tambores nunca se calaram” Eis a força da tradição!
Clique na imagem para reduzi-la
OBS: DO ALTO DA SERRA ESPAÇO COLONIAL DE PIQUETE-SP, VAI-SE AO MORRO CACHUMBU.
MAPAS DE SANTOS
Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766

Apresentando  o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. Na aproximação, os detalhes relacionados à Baixada Santista. (http://migre.me/9FI82)


GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...