domingo, 19 de junho de 2011

PIQUETE DA ROTUNDA, PASSAGEM PARA MINAS.

 I Simpósio de Cartografia Histórica realizado entre os dias 11 e 13 de maio de 2011, na cidade de Paraty: "PASSADO PRESENTE NOS VELHOS MAPAS CONHECIMENTO E PODER", possibilitou o acesso ao trabalho do Professor Francisco de Assis Carvalho. Nesta oportunidade tratou do tema "A memória toponímica da Estrada Real e os escritos dos viajantes naturalistas dos séculos XVIII e XIX".
Como afirma o trabalho centra-se no estudo dos topônimos da Estrada Real. Assim sendo define o significado de Topônimo (do grego topos, "lugar", e onoma, "nome"). Ao se referir a nomes religiosos na Estrada Real,  aparece Virgínia. No mesmo constexto, aparece  ainda Dom Viçoso. Ao se referir a nomes de lugares ligados à história nacional, aparece "Bento Rodrigues" Na mesma direção, ao se referir a nomes ligados diretamente à Natureza aparece Marmelópolis. Reproduzindo a critica de Matthew Arnold (LIND, 1963 p.87) entendendo que inclusão do sufixo polis nos topônimos como "horrorosamente inexpressiva" para o Brasil, por representar uma influência norte-americana. Em conclusão, posso afirmar com tranqüilidade que, o núcleo populacional que veio a dar origem a Piquete está situado em uma espécie de "Rotunda", ou seja, como se fosse uma praça circular de onde, partem caminhos. Se Por um lado, partia-se do Núcleo em direção ao Bairro do Quilombo depois Garganta do Embaú espaço percorrido em três dias, a partir do Porto Guaipacaré, nos termos do roteiro de Andre João Antonil. Por outro lado, das mesmas Roças de Bento Rodrigues, partia-se para a Garganta da Meia-Lua, isto é,  pelo também caminho oficialmente reconhecido como Estrada Real, transpondo-se a Serra da Mantiqueira, passando pelo Registro de Itajubá, Garganta do Meia Lua, região onde está localizada hoje a cidade de Marmelópolis, seguindo-se em direção a Virginia, Don Viçoso, Caxambu etc. Sendo certo que, esse caminho em um verdadeiro resgate histórico, continua sendo utilizado por peregrinos que saindo de Minas seguem em direção à Guaratinguetá de Frei Galvão e Aparecida de Nossa Senhora da Conceição.
Fonte: I Simpósio Brasliro de Cartografia Histórica http://migre.me/55leE

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...