sábado, 9 de junho de 2012

Em julho de 1550, de Porto Seguro, o capitão Duarte de Lemos escreveu ao soberano, garantindo-lhe que ali "é a terra onde está o ouro, porque de nenhuma destas partes podem ir melhor a ele que por esta", já que o Peru "está na altura de dezessete graus que é onde esta capitania está (...)".

Primeiras entradas
São Vicente, 1531
Uma das ultimas expedições em direção ao Peru foi organizada por Martim Afonso de Sousa. Sob o comando de Pero Lobo, partiu em 1531 do litoral da Capitania de São Vicente, vindo a ser chacinada pelos indígenas ou escravos.
Porto Seguro, 1554
A chamada Entrada de Porto Seguro ocorreu sob o governo-geral de Tomé de Sousa. Sob o comando do castelhano Francisco Bruzo de Espiñosa, partiu em 1553 ou 1554 da Capitania da Bahia, conforme consta do processo da Inquisição movido contra o donatário Pero do Campo Tourinho.
A expedição, com numerosa gente, teria descido via marítima pelo litoral, enveredado pelo vale do Rio Pardo, atravessando o vale do rio Jequitinhonha e alcançando o rio São Francisco, cruzando o sertão do atual estado da Bahia até alcançar o do atual estado de Minas Gerais, onde se ergue a atual Espinosa. Percorreu tabuleiros de pastagens naturais, identificando jazidas de sal mineral, o que levou a que, mais tarde, a região atraísse numerosos rebanhos, sobretudo a partir do século XVII, os do pecuarista Antônio Guedes de Brito. (Fonte: http://migre.me/9pKtt)
Clique na imagem para reduzi-la
MAPAS DE SANTOS - Carta corográfica - Capitania de S. Paulo, 1766  Fonte: http://migre.me/9pJFc
Parafraseando:  Resta dúvida no sentido que, a carta escrita pelo capitão Duarte de Lemos em 1550, ao soberano garantindo que ali (Capitania de São Vicente) que se estendia até a região central do Brasil, Alto São Francisco, serra das vertentes, onde estava o ouro, era o melhor caminho, já que o Peru (atual Bolivia) estava na altura de 17º (dezessete graus)? Ou seja, onde estava a capitania já referida, à uma latitude 23° 57' 46" S, dando assim origem ao caminho dos paulistas, caminho geral do sertão, em conformidade com o mapa de Santos, tendo em vista o insucesso das primeiras entradas por via marítima? Estando mais próximo ainda, em se tratando de coordenadas, o Rio de Janeiro, localizado a uma latitude 22° 54' 10"S, por sua vez, originando o Caminho Velho, via Paraty.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...