sexta-feira, 30 de setembro de 2011

REVISTA PLANETA EDIÇÃO 436 - Serra da Canastra - O curral de pedra construído pelos escravos em pleno interior da Serra da Canastra.

Fotos: Cristiani Apolônio

Fonte:http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/436/artigo123666-4.htm

"Desde o final do século XVII, as bandeiras paulistas rumo aos sertões do Rio São Francisco seguiam dois caminhos principais, que ficaram conhecidos respectivamente como Caminho Geral do Sertão e Caminho Velho. O primeiro partia de São Paulo, rumando para Jundiaí, e seguia na direção do Rio Grande. Transposto esse rio, buscava a Serra das Vertentes e daí ganhava o São Francisco. O segundo, mais utilizado, seguia o curso do Rio Paraíba do Sul, passando por Mogi das Cruzes, Laranjeiras, Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá, atravessava a Serra da Mantiqueira na altura da passagem de Hepacaré (atual Lorena) e buscava o sertão do Rio das Velhas. Em média, os caminhos paulistas demandavam dois meses de viagem até a região mineira".
(Crédito:Regina Célia Araújo / Manal da Funag de Geografia 2a edição.)
MANIFESTO DO EXERCITO DE UM HOMEM  SÓ: PATRONO, SÃO MIGUEL ARCANJO DEFENSOR DA FÉ - TOPONIMIA PIQUETE, SINÔNIMO DE CERCA DE PEDRA, ROTA DOS TROPEIROS, NO CAMINHO DAS BANDEIRAS , RUMO AO SERTÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. SERRA DA CANASTRA, TANTO LÁ COMO AQUI, TEMOS PRESENTE A MESMA REFERÊNCIA DE CONTRUÇÕES PARA CONTENÇÃO DE ANIMAIS CONTRUIDA POR ESCRAVOS, OU SEJA, CURRAL DE PEDRA...."a certeza de se estar pecorrendo o caminho certo". NÚCLEO EMBRIÃO DE PIQUETE, DEVE SUA ORIGEM AO SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS DO POVO NEGRO.  







GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...