quinta-feira, 12 de abril de 2012

Faz 07 anos do Seminário - Definição do traçado do Caminho do Ouro ou descaminho, constituído pelo ato de privação orquestrada do "Direito à Memória" de uma Comunidade? A cidade de Canas, faz parte do original, primitivo caminho do ouro em depreciação, desabono, descrédito, desfavor à Piquete-SP ?

Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente:
Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

A “MEMÓRIA” COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL DO HOMEM:"....perda do passado. Sem ele o indivíduo não tem identidade, torna-se um ser perdido, à procura de um sentido para aquilo que faz. Em suma, vira um alienado."  (http://migre.me/8E5Ek)
............................................................................................................................................
   Seminário mostra a Estrada Real no Vale - 27/4/2005

O Unisal (Centro Universitário Salesianos) de Lorena e o Instituto de Estudos Valeparaibano realiza amanhã o seminário "O Vale do Paraíba e a Estrada Real", no auditório São Joaquim, no centro.
Segundo o Unisal, o objetivo é divulgar as cidades do Vale que integram o projeto Estrada Real.
A Estrada Real é o caminho por onde o ouro e as pedras preciosas de Minas Gerais eram escoados até o Porto de Parati (RJ), no século 18. Ela abrange 177 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A cidade de Canas, que faz parte do caminho do ouro, recebeu no último domingo o marco indicativo com emblema da Estrada Real.
O Unisal é responsável pelo levantamento histórico e geográfico da Estrada Real para traçar os roteiros turísticos no Vale. 
 (http://migre.me/8E3pj)
..................................................................................................................................
NÚCLEO EMBRIÃO DE PIQUETE: CAMINHO GERAL DO SERTÃO, CAMINHO DOS PAULISTAS, CAMINHO VELHO, CAMINHO DO OURO, ESTRADA REAL,  CAMINHO DA HISTÓRIA:
Caminho via Registro (Piquete)
O Caminho era sempre pela margem esquerda do Rio Paraiba à partir da Piedade.
Mapa do Caminho do Ouro em Paraty - via Registro (Piquete)

Mapa do Caminho do Ouro via Alto da Serra - Desfiladeiro de Itajuba - Garganta do Sapucaí  - Meia Lua - Alto da Boa Vista -Piquete-SP
Fonte: http://migre.me/8E2UO


Nota: A partir do Alto da Serra, espaço colonial de Piquete-SP, alcançava-se a região de Marmelópolis-MG. Alto da Serra onde se deu a instalação do Registro de Itajubá por volta de 1745 ou 1946.

Fonte: descubra minas.com http://migre.me/fX2mc
"As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem as perguntas." (Susan Sontag)
"Nenhuma pergunta é tão difícil de se responder quanto aquela cuja resposta é óbvia" (Bernard Shaw)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...