quarta-feira, 16 de março de 2011

Estrada Real quer ser declarada Patrimônio da Humanidade (1)

Transcrição:
.............................................................................................................
Por sua vez, o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans Aichinger, informou que o Instituto trabalha para obter, da Unesco, a chancela de Patrimônio da Humanidade para a Estrada Real, a exemplo do percurso de São Tiago da Compostela, na Espanha, que foi reconhecido em 1992. "A Estrada Real cobre uma área de 76,6 mil km2, equivalente à quarta parte do território italiano, dos quais 17% já estão protegidos. Há 50,5 km de estrada original remanescente e 193 propriedades já tombadas pelo Iphan em 35 municípios", disse Aichinger. Para ele, o tombamento linear seria inviável. Ao final de sua exposição, o dirigente apresentou uma proposta de lei ordinária que atenderia os ideais defendidos pelo Instituto.
Mauro Werkema, da Secretaria de Estado de Turismo, reconheceu o extraordinário impulso ao turismo que a preservação dos bens culturais e arquitetônicos da Estrada Real representaria. Para ele, o turismo é a atividade que mais pode gerar empregos e benefícios para o Estado com o menor investimento. "É preciso definir o empresariamento para vender o produto turismo com qualidade. É preciso desenvolver cadeias produtivas e clusters para atender às necessidades dos turistas estrangeiros", propôs.
O deputado João Leite, em defesa de sua PEC, argumentou que a legislação ordinária e os decretos já emitidos não tiveram força para defender a Estrada Real nem mesmo dentro do Governo, e exemplificou com o asfaltamento do trecho entre Ouro Preto e Ouro Branco, que incorporou ao tráfego pesado as pontes históricas da Rancharia e do Falcão, construídas há mais de 200 anos e hoje ameaçadas por rachaduras.

(1) Fonte: Assembleia de Minas - Comunicação http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_690407.asp

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...