domingo, 27 de março de 2011

PIQUETE NO CAMINHO DO OURO, NO CAMINHO DA HISTÓRIA, MUNDO VELHO E A URGENTE NECESSIDADE DE UM NOVO E INADIÁVEL APODERAMENTO DA SIGNIFICAÇÕES DOS REFERENCIAIS DE IDENTIDADE, PERTENCIMENTO.

Pertencimento (Ana Lúcia Amaral)
..................................................................................... 
Pertencimento, ou o sentimento de pertencimento é a crença subjetiva numa origem comum que une distintos indivíduos1. Os indivíduos pensam em si mesmos como membros de uma coletividade na qual símbolos expressam valores, medos e aspirações. Esse sentimento pode fazer destacar características culturais e raciais.
...................................................................................
A sensação de “pertencimento” significa que precisamos nos sentir como pertencentes a tal lugar e ao mesmo tempo sentir que esse tal lugar nos pertence, e que assim acreditamos que podemos interferir e, mais do que tudo, que vale a pena interferir na rotina e nos rumos desse tal lugar.
...................................................................................
Por outro lado, esse sentimento de pertencimento tem relação com a noção de participação. Na medida em que o grupo se sente ator da ação em curso, o que for sendo construído de forma participativa desenvolverá a co-responsabilidade, pertencendo os resultados a todos desse grupo, pois conterá um pouco de cada um.
http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php?page=Pertencimento

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...