domingo, 22 de maio de 2011

O QUILOMBO VAI FALAR ! A CRUELDADE DA ACULTURAÇÃO, FACE A LUZ DO NOVO SOL, EM BUSCA DA TRANSCULTURAÇÃO:(1)

"Para Rodrigues (1997), o turismo enquanto concepção estratégica de desenvolvimento local encontra-se justamente ao nível de micro-regiões, de pequenos territórios, de cidades pequenas e médias, onde são fortemente sentidas as mediocridades de condições de vida, manifestadas no êxodo e na pobreza.  Em regiões estagnadas ou carentes são postuladas as atividades turísticas  com o propósito de corrigir os desníveis de desenvolvimento, na expectativa de que elas possam oferecer um aumento na geração de renda e empregos, consequentemente, refletindo na melhoria da qualidade de vida da população." (1)
Parafraseando - reflexão: é possível falar em atitude responsável e comprometimento na busca do entendimento de “turismo enquanto concepção estratégica de desenvolvimento local”, se o povo da localidade em foco, foi vitimado por um processo de aculturação violenta e sistemática? Ou seja, como se haverá de desenvolver um turismo de base comunitária cuja motivação em especial é “a troca de experiências, a troca de cultura, constituíndo o que se chama de transculturação” se  o grupo foi privando da essência, isto é, do direito a apropriação de sua História, de sua identidade e memória coletiva? (2). Piquete encontra-se incluso como cidade participante de importantes projetos voltados ao turismo regional e Nacional, quiçá mundial, ao buscar Paraty, agora também o Instituto Estrada Real, o reconhecimento do caminho do ouro como patrimônio da humanidade junto a UNESCO: 1)A Rota da Liberdade:  "O projeto de turismo da Rota da Liberdade, desenvolvido no Estado de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria de Turismo do Estado, segue as orientações da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que coordena as ações do projeto Rota do Escravo em nível mundial, desde 1994, quando da realização da Conferência onde se discutiu a Diáspora Africana e as implicações do Tráfico Negreiro no mundo." (3)
2) Circuito Mantiqueira - “Projeto de integração turística entre 07 cidades que se localizam na Serra da Mantiqueira”: Campos de Jordão; São José dos Campos; Santo Antonio do Pinhal; São Bento; Piquete; Monteiro Lobato; Pindamonhangaba.
3) Estrada real - O que é a Estrada Real ? Um dos maiores complexos turísticos do Brasil
- Entretanto, a comunidade vitimada pela mesma aculturação, deixou de ser vista como verdadeira rota de turismo religioso, como venho chamando, “Rota Transmineira da Fé”, dado ao imenso afluxo de romarias à pé, a cavalo, ônibus, carro, que passam pela comunidade, com destino a Guaratinguetá, (Frei Galvão) e Aparecida, sendo certo que, com relação a está ultima localidade, há séculos. Infelizmente sem receber qualquer atenção das lideranças local. 
- Por outro lado, superada a irresponsável e secular  aculturação imposta, é possível falar em Vale Histórico, desconsiderando a relevância Histórica do núcleo que veio a dar origem a Piquete? As estradas abertas no periodo Colonial, pela Coroa Portuguesa, são chamadas estradas reais. Todavia nem todas as estradas reais são caminhos do ouro. Estamos falando do primeiro caminho oficial em direção as Gerais,  ou seja, do primitivo e  original caminho do ouro, Caminho Geral do Sertão, Estrada Real do Sertão, Caminho Velho.. 
- É preciso dar um basta a essas “histórias pra boi dormir”. A divulgação do reconhecimento pelo Instituto Estrada Real, de Piquete como parte do circuito, de forma precipitada foi levado ao conhecimento da imprensa, infelizmente, fundamentado na mesma história tosca e excludente que em verdade, perpertua uma odiosa aculturação.  Afinal, Lázaro Fernandes era índio? Faz-se necessário lembrar que o Reconhecimento pelo Instituto da importância de  Piquete deveu-se a bases solidas, estamos falando do caminho dos índios guainazes, utilizados pelas Bandeiras e Expedições que seguiam rumo ao sertão do Sabaraçu, estamos falando, das cinco serras altas do roteiro de Andre João Antonil de 1711. De um núcleo que teve sua origem nos pousos, vendas contidos nas roças de Bento Rodrigues. Uma vez, em especial que, a toponímia Piquete está relacionada diretamente à atividade do tropeirismo, haja visto de seu sinônimos: Curral de Pedra, Cerca de Pedra, Mangueiro, Potreiro, espaço destinado a contenção de animais.  Quando não, também era usada essas estruturas em em larga escala, na definição de divisas. Como podemos constatar em mapa de 1801, no Alto da Serra, logo após a transposição da Garganta do Sapucaí, local onde veio a se instalar o Registro de Itajubá, referência à barreira de piquete.
- Hipocrisia tem limite, o reconhecimento da relevância Histórica de Piquete, como primitivo caminho do ouro,  exige com que passemos a construir um turismo comunitário de bases solidas, verdadeiro fator de transformação social,  respeitando a identidade e a memória desse povo, fator inclusive, de sanidade, no sentido de saúde, como "um estado de bem estar geral".
- Chega de miséria e usurpação. Sabido que, os benefícios advindo da transformação dos fazeres e quefazeres de uma comunidade, em produto mercadológico, somente se justifica se implicar em promoção da dignidade desse povo. No caso de Piquete não obstante a truculência imposta pela invisibilidade e ostracismo, o sentimento de pertencimento  se mantem vivo, "os tambores nunca se calaram". A navalha da aculturação que feriu de morte a tradição de nosso povo, não foi capaz de destruir a verdade, preservada por pessoas e Instituições compromissadas com a História legitima, uma vez que,    não existe transculturação sem verdade Histórica !
- Mensagem do quilombo aos bons, para que entendam que, não é mais possivel permanecerem calados, diante dessas circunstâncias, que nos leva a inferir que, o processo vivido, se constitui de maior gravidade.  Trata-se de uma tentativa real de inculturação, ou seja, a busca da prevalência de uma História, na versão dos dominadores.

(1) Fonte Revista Espaço Acadêmico N.º 72, maio/2007- Ano VI - http://migre.me/4BBwi
(2)  A IMPORTÂNICA DA CULTURA REGILNAL PARA O TURISMO  http://migre.me/4BCmE
(4)   Circuito Mantiqueira http://migre.me/4BCZN
(5) O que é a Estrada Real ? http://migre.me/4BDSQ

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...