domingo, 15 de maio de 2011

“ESSA TERRA TEM DONO E NÓS A RECEBEMOS DE DEUS E DE SÃO MIGUEL”, (1)

"Aos poucos, os caminhos para as minas foram-se pontilhando de roças, estalagens e pastos que amparavam viandantes e cavalgaruras na áspera viagem . Antonil assinalou o aparecimento dessas comodidades" (2)


"Dos pontos de pouso e abastecimento dos peregrinos surgiram cidades importantes, como Paraíba do  Sul, que nasceu das roças de Garcia Rodrigues "(3)  (Foto: Esposa do Senhor Lucas)


"OS CAMINHOS PAULISTA PARA MINAS: Os  generos paulistas despejavam-se nas minas por três vias diferentes: a que transpunha a Mantiqueira pelo vale do Camanducaia; o caminho que passava por Moji-Mirim e o que se utilizava da garganta do Embau. Este último segundo Antonil, era dentre todos, o mais frequentado". (4)


"Espalhou-se assim por todo o sul, até os confins do Prata, o sopro de prosperidade que se irradiava das minas de ouro de além-Mantiqueira " (5)


"Os caminhos que conduziam às Gerais eram verdadeiras trilhas que, a princípio, só podiam ser palmilhadas por pedestres. Nessa primeira fase, o meio de transporte utilizado foi o dorso do escravo". (6)


"O burro foi o meio de transporte mais adequado para o abastecimento das Gerais, em virtude do acidentado das estradas, mormente na transposição das serras do Mar e da Mantiqueira "(7) 




SEU LUCAS,  UM  ABNEGADO DEFENSOR  DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL  E MEMÓRIA DE "..UMA INDÚSTRIA ESPECIAL DE TRANSPORTES, CONFIADA AOS HISTÓRICOS E HONRADOS TROPEIROS" (8)


(1) Fonte: A famosa frase “Essa terra tem dono e nós a recebemos de Deus e de São Miguel”, segundo alguns pesquisadores, se encontra nos arquivos do Exército Espanhol de Demarcação. Sepé a teria pronunciado em fevereiro de 1753, às margens do rio Camaquã  ,http://migre.me/4xN0Y
(2) Fonte: Zemella, Mafalda P. O abastecimento da Capitania da Minas Gerais no século XVIII, 2.º ed. São Paulo: Hucittec: Editora da Universidade de São Paulo 1990. pag. 134
(3) Ibidem pag 134
(4) Ibdem pag. 115
(5) Ibdem pag. 60
(6) Ibidem pag. 196
(7) Ibidem pag. 196
(8) Ibidem pag. 216


GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...