quinta-feira, 28 de julho de 2011

Transcrição: TURISMO DE RAÍZES (Mércia Queiroz)

“Turismo de Raízes” configura-se como uma tendência internacional inspirada pelos avanços sociais e políticos adquiridos pelos movimentos Black Arts e Black Power, que nasceu nos Estados Unidos, no final da década de 60 e inicio de 70, e mais tarde pelo popular romance de Alex Haley, "Roots", que estreou como mine-série na TV em 1977. O conceito de “Turismo de Raízes”, segundo a pesquisadora Cheryl Finley, aponta especificamente para um fluxo constante e regular de turistas afro-americanos que tem participado e até moldado um tipo peculiar de turismo, que tem no seu centro a necessidade de encontrar e validar uma herança cultural autêntica, tanto a África como em locais de memória significativos (onde a África tem sido recriada) ao longo do Atlântico Negro, como Salvador e o Recôncavo na Bahia (FINLEY, 2005:38-39). De acordo com Patrícia Pinho, estes turistas, além de viajar para encontrar as suas “raízes africanas”, estariam interessados também em estabelecer uma conexão com povos afrodescendentes de outras partes da diáspora (PINHO, 2004:27). Se os “turistas culturais” viajam pelo desejo de ver coisas novas, aumentar os conhecimentos, conhecer as particularidades e os hábitos de outras populações, conhecer civilizações e culturas diferentes, participar em manifestações artísticas ou ainda, por motivos religiosos”, como nos diz Lucínio Cunha, (CUNHA, 2000:22), os “turistas de raízes” parecem ter um motivo pré-determinado e especial – a busca de uma conexão com o seu passado ancestral, a intenção de reencontrar suas “raízes africanas”, conectar-se com outros afro-descendentes – na escolha dos destinos, o que confirmaria a sua especificidade. Seguindo uma tendência mundial de segmentação de produtos para nichos de mercados diferenciados visando maior competitividade, no mercado turístico, verificase uma crescente segmentação de produtos turísticos, alimentada pelas peculiaridades encontradas nos diversos países e regiões, em virtude de motivações e valores que alimentam a demanda turística. Nesta perspectiva, este sub-segmento do turismo cultural e novo nicho de mercado, de natureza peculiar, destinado especificamente ao mercado afro-americano teria um interesse específico, contrapondo-se ao turismo de massa.
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Fonte pesquisada em 27 de julho de 2011 http://migre.me/5mLhq

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

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