terça-feira, 23 de agosto de 2011

PIQUETE, CAMINHO DO SERTÃO, ESPAÇO COLONIAL, SERTÃO DOS ÍNDIOS BRAVOS, CAMINHO DO ELDOADO, CAMINHO DA BANDEIRA DE FERNÃO DIAS DE 1674.


MAPAS DE SANTOS
Fonte: Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 .Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. (http://migre.me/aWncu)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7XZ3Iq2pl6C89tX8WehaHTGmIkzLtLhG90bDWoX3THivLx3koRpR3AOxdyDXEw8CTSlZzC499wQ3xIeSn7GqUVGCZ23fAl636G2R_U5eprdtpcPEpMh-zJWqkW0s7UKyAj2sI7U082jA/s320/e94ff_spix_imagem07.jpg
Comboio de escravos indígenas brasileiros
Fonte: Históriando - http://migre.me/5y07w
Bandeirismo de Prospecção 

Transcrição: Bandeirismo de prospecção 

 Embora a caça ao índio tenha ocupado a atenção dos bandeirantes até meados do século XVII, desde os primeiros tempos da colonização houve tentativas de descobrir metais preciosos no sertão brasileiro. Ouro e prata eram, na verdade, a primeira coisa que os europeus procuravam em toda parte no período das grandes navegações. Devido à intensificação do comércio, desde o fim da Idade Média a Europa sofria escassez de metais preciosos. Os navegantes ibéricos foram encontrá-los na África, de, pois na Asia. E logo começaram a buscá-los também na América, onde lendas indígenas falavam de um lugar chamado Eldorado, de riquezas incalculáveis.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...