quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Transcrição: EEL-USP ( Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo), na qual uma ponte caiu devido a fortes chuvas em 2009, e com o passar do tempo não fora reconstruída.


Ponte pelo bro do Campinho- consertada após vários pedidos, publicações e vinda do programa CQC- no detalhe marcação da Estrada Real (grifo meu).
Mapa do Sitio Histórico e Arquiológico de Paraty, indica que a partir do Porto Guaipacaré, passando pela Bica do Ouro no Capus da USP, o caminho percorrido sempre foi em direção ao Registro (Piquete-SP), ou seja, das Cinco Serras Altas do Roteiro de Viagem de Andre João Antonil, contido em sua Obra Cultura e Opulência do Brasil com suas Drogas e Minas, públicado em 06 de março de 1711 e confiscado em 20 de março do mesmo ano, exatamente por causa do roteiro para as minas do Sabaraçu. O mais antigo roteiro de viagem públicado sobre o Brasil, passa por Piquete.


Fonte: Carta corográfica - Cap. de S. Paulo, 1766 .Apresentando o Estado Político da Capitania de São Paulo em 1766, foi elaborada esta carta, com particular atenção aos limites com Minas Gerais. (http://migre.me/aWncu)
Nota: Na mesma direção, o caminho percorrido sempre foi  no sentido do Registro (Piquete-SP), onde se dava a bifurcação no Bairro do Itabaquara, derivando para o Alto da Serra, seguiam os que objetivavam alcançar o Rio Verde,  como mostra o Mapa de Santos, Caminho Geral do Sertão, Caminho dos Paulistas. Ou entrando pelo Rota do Caminho Velho via Vale do Embaú, Conceição do Embaú (Cruzeiro-SP) em demanda da Garganta do Embaú, ponto de transposição da Serra objetivando a alcançar, a cidade de Passa Quatro, Pouso Alto e o Rio Grande.
Igualmente  onde se dava a bifurcação no Bairro do Itabaquara, derivando para o Alto da Serra, seguiam os que objetivavam alcançar o região do Rio Verde  Para tantotemo o Mapa da Estrada Real do Sertão, quando então transpondo o Alto da Serra, entrando pela Garganta do Sapucaí, adentrando ao território de Marmelópolis, onde se deu  em outros tempos, a fundação da Vila de Soledade de Itajubá. Seguim pela Caminho dos Paulista, Estrada Real do Sertão, Camnho de Fernão Dias etc. 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...