quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Transcrição: Seções » Especial - ROMEIROS DA PAZ INICIAM NO DIA 5 A CAVALGADA DE 1.500 KM - Publicado em 29/03/07

O grupo seguiria na última quarta-feira, dia 28, para Brasília, local do início do percurso. Entretanto, em razão da preparação do material do patrocinador que não ficou pronto a tempo, os cavaleiros resolveram adiar a viagem em seis dias. O grupo segue de carro para a capital federal, na terça-feira, dia 3. A cavalgada para Aparecida (SP), começa no dia 5.
O grupo Romeiros da Paz iniciarão no dia 5, em Brasília, a cavalgada de 1.500 km. O destino final é Aparecida, no Vale do Paraíba. A previsão na cidade do interior paulista é dia 12 de maio, véspera da missa, que será celebrada pelo Papa Bento XVI e eles estarão presentes. Estava previsto que os cavaleiros da região de Jundiaí seguiriam de carro para Brasília, na última quarta-feira, dia 28. Entretanto, tiveram que adiar em cinco dias a viagem, em função da confecção do material do patrocinador, que não ficaria pronto a tempo. Eles viajarão para a capital federal no dia 3, pela manhã, devendo chegar à noite.
“Nós tínhamos programado a viagem para Brasília na quarta-feira e a cavalgada começaria no máximo na sexta-feira. Entretanto, fechamos um importante patrocínio na última segunda-feira, e iremos anunciar o nome apenas no dia 3 e, com isso nós tivemos de mudar essas datas, pois estamos preparando o material que vai nos carros, nas camisas e faixas. Tudo isso estará pronto até esta sexta-feira. Na terça-feira bem cedo os cavalos seguem de caminhão, saindo de Jundiaí direto para Brasília, devendo chegar na madrugada de quarta-feira. Nós também iremos na terça-feira pela manhã, de carro e chegaremos à noite. Na quinta-feira de madrugada iniciamos a cavalgada que deve durar de 36 a 38 dias”, explicou Marco Aurélio Chrispim, idealizador, organizador e um dos integrantes do Projeto Romeiros da Paz
Chrispim explicou que o roteiro é o mesmo já divulgado em um total de 31 cidades. Lembrou que o grupo está ansioso para iniciar a cavalgada. Os animais estão bem preparados e a estrutura de apoio está montada para dar o suporte necessário. Além dos cavaleiros, seguirão o motorista do caminhão, o ferreiro e o veterinário, que estará acompanhando os animais durante a viagem até a partida e após esporadicamente há cada 15 dias em caso de emergência.
O propósito da romaria é empunhar a bandeira da paz e levá-la desde a capital federal, Brasília, até a capital nacional da fé, Aparecida. Durante o percurso, serão coletados os pedidos e agradecimentos dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, que queiram fazê-los, e colocados na “bruaca da fé”, que será conduzida em romaria até o santuário de Aparecida.
PERCURSO
Os Romeiros da Paz estarão fazendo o seguinte trajeto: sairão de Brasília, entrando no Estado de Goiás, passando pelos municípios de Luziania e Cristalina. A maior parte do percurso será feita em Minas Gerais, em um total de 24 cidades – Paracatu, João Pinheiro, Três Marias, Diamantina, Santo Antônio do Itambé, Conceição do Mato Dentro, Caraça, Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Carandaí, Tiradentes, São João Del Rei, Madre de Deus de Minas, Carrancas, Cruzília, Caxambu, São Lourenço, Carmo de Minas, Maria da Fé, Itajubá e Wenceslau Braz. No Estado de São Paulo, o grupo vai passar por Piquete, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida.
De acordo com Marco Aurélio Chrispim essa iniciativa faz parte do Projeto Caminhos do Brasil, idealizado por ele em 1999. “Após a conclusão dos Romeiros da Paz, vamos dar seqüência ao projeto Caminhos do Brasil. Nós deveremos sair de São Paulo, rumo ao Arroi Chuí e seguirmos para o Monte Caburaí, em Roraima, novo ponto setentrional brasileiro e de lá retornarmos para a capital paulista. Vamos cruzar o Brasil de ponta a ponta, em mais de 18 mil quilômetros de cavalgada”, explicou.
ROF - RENATO FABRETTI - Mtb 16051
Fone (35) 3534-2003
e-mail: rfabreti@terra.com.br
Nota: PIQUETE NO CAMINHO DO OURO, NO CAMINHO DA HISTÓRIA NO CAMINHO DA MINAS DE GAIÁS.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...