quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Transcrição: TAlmanach Perpetuum CARTAS E NOTÍCIAS CURIOSAS DA COLÔNIA

Livro III: Cultura e Opulência do Brasil pelas minas do ouro

.......................................................................................

CAPÍTULO XI

Roteiro do caminho velho da cidade do Rio de Janeiro para as minas gerais dos Cataguás e do rio das Velhas.

EM MENOS DE TRINTA DIAS, marchando de sol a sol, podem chegar os que partem da cidade do Rio de Janeiro às minas gerais, porém raras vezes sucede poderem seguir esta marcha, por ser o caminho mais áspero que o dos paulistas. E, por relação de quem andou por ele em companhia do governador Artur de Sá, é o seguinte. Partindo aos 23 de agosto da cidade do Rio de Janeiro foram a Parati.

De Parati a Taubaté.

Serra da Bocaina
Em breve: O Engenho e Os Quilombos
De Taubaté a Pindamonhangaba. De Pindamonhangaba a Guaratinguetá. De Guaratinguetá às roças de Garcia Rodrigues. Destas roças ao Ribeirão. E do Ribeirão, com oito dias mais de sol a sol, chegaram ao rio das Velhas aos 29 de novembro, havendo parado no caminho oito dias em Parati, dezoito em Taubaté, dous em Guaratinguetá, dous nas roças de Garcia Rodrigues e vinte e seis no Ribeirão, que por todos são cinqüenta e seis dias. E, tirando estes de noventa e nove, que se contam desde 23 de agosto até 29 de novembro, vieram a gastar neste caminho não mais que quarenta e três dias.
Fonte: http://migre.me/5yxX9 
Nota:  Em conformidade com os roteiros contidos nessa obra, o  caminho dos Paulista, até o pé da serra 03 (três) dias. No caminho do Rio de Janeiro, até o Ribeirão 02 (dois) dias, o tempo percorrido pelas roças de Bento Rodrigues ou Garcia Rodrigues, corresponde ao Núcleo que veio dar origem a Piquete.
                          Fonte:  SHECO (Sítio Histórico e Ecológico do Caminho do Ouro) Paraty

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...