quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BARREIRA DE PIQUETE - MAPA DE 1801 DA DIVISA DA CAPITANIA DE MINAS GERAIS COM SÃO PAULO NA SERRA DA MANTIQUEIRA (Créditos Adhemar Rodrigues de Oliveira)

 
DOC. ARQUIVO PUBLICO MINEIRO
(Transcrição) Este mapa nos mostra como a região estava cortada e recortada por vários caminhos e muitas picadas. Vê-se, ainda o Caminho Velho e as diversas "fazendas" já existentes na região mineira.
1) Monte; 2) Ita-Picu e estrada velha; 3) Lagoa da Iuruoca; 4) Arraial de Baependi; 5) Registro da Mantiqueira; 6) Capela do Imbaú; 7) Registro de Itajubá; 8) (Barreira de Piquete)...lugar por onde se deve transpor a Cerra...após o Registro de Itajubá; 9) Arraial de Itajubá; 10) Vila da Campanha; 11) Arraial de São Gonçalo; 12) Vista do Sapocahi Mirim; 13) Arraial de Santa Ana do Sapocahi (Silvianópolis); 14) Arraial de Camanducaya; 15) Registro de Jaguari; 16) Morro do Lopo; 17) Campos do Selado (...de Camanducaya); 18) Estrada... para caminho principal para Pindamonhangaba; 19) Fazenda de Itajubá; 20) Lugar do quartel da patrulha...do Campo de São Pedro; 21) Fazenda de Ignacio Caetano Vieira de Carvalho; 22 -Fazenda de João Pereira; 23) Moradores de Itajubá (fazendeiros ?); 24) Estrada para Itajubá; 25) Estrada para as Bicas (rio); 26) Registro das Bicas; 27) Fazenda de João da Costa Manco; 28) Fazenda que foi do Cardoso; 29) Fazenda dos Pastos Novos...; 30) Quartel de São Paulo- casa da guarda da ordenança da Vila de Pindamonhangaba; 31) Estrada que segue da Vila de Campanha para a de São José (?); 32 Estrada que segue da Cerra da Mantiqueira para São Paulo.
 Fonte Blog do Vieira:
http://vieiras-adhemarfilho.blogspot.com/
Clique na imagem para reduzi-la
Fonte: Carta corográfica - Capitania de S. Paulo, 1766 http://migre.me/8rKZN
Estrada Real do Sertão - Caminho do Paulista - Caminho do Ouro -
 Obs: A partir de Marmelópolis-MG,  entrava-se pela  Barreira de Piquete-SP,  Alto da Serra,  espaço colonial de Piquete-SP.

Nota: O Mapa que pode gerar alguma dúvida, no que diz respeito a sua interpretação, em um primeiro momento, uma vez que o Sul, aparece na parte de cima e o Norte na parte de Baixo, definitivamente, esclarece que a Barreira de Piquete, tinha uma posição estratégica, ou seja, definir e defender a fronteira entre Minas e São Paulo. Neste contexto, o Piquete toponímia definida também, como muro de pedra, haja vista no Sul, usado em larga escala, em longos trechos na definição de divisas, teve a mesma função aqui, ao ser utilizado no único ponto em aberto na Serra neste trecho, autorizado à passagem, marco divisório entre as Capitania de Minas e São Paulo, dando origem às toponímias, Alto da Serra, Garganta do Sapucaí, Garganta do Piquete, Garganta de Itajubá, hoje Garganta do Meia Lua. ".....a certeza de se estar percorrendo o caminho certo"

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...