O surgimento de São João Del Rei
A capitania de Minas Gerais do século XVIII e início
do século XIX era dividida em cinco comarcas que definiam o atual
território do Estado. Eram elas: Comarca do Rio das Mortes com sede em
São João Del Rei, Comarca do Rio das Velhas com sede em Sabará, Comarca
de Vila Rica com sede em Ouro Preto, Comarca de Paracatu com sede em
Vila do Príncipe e finalmente Comarca do Serro Frio com sede no Serro.A região de São João Del Rei começa a ser habitada mesmo antes da descoberta do ouro. Em 1701, o taubateano Tomé Portes Del Rei, proprietário de uma fazenda às margens do Rio das Mortes (ponto estratégico de acesso às minas de Caeté, Sabará e Ouro Preto por parte daqueles que vianham de Taubaté ou Parati) criou e obteve o direito de passagem pelo rio, com o nome de Porto Real da Passagem. Toma o nome de Ponta do Morro. Com o aparecimento do ouro logo em seguida (1702), o local passou a ser procurado por enorme quantidade de forasteiros. Em dois anos tomava o nome de Arraial Novo. Recém-empossado no governo da capitania de São Paulo e Minas, de passagem pelo Rio das Mortes, Dom Braz Baltazar da Silveira resolveu elevar o Arraial Novo à categoria de Vila, a quarta de Minas, por ato de 8 de dezembro de 1713, com o nome de São João Del Rei. Homenageia nesse nome o rei D. João V e o pioneiro da região. Quatro meses depois a vila era elevada à condição de cabeça de comarca do Rio das Mortes.
Do início das explorações das jazidas de ouro até o século XIX a região cresceu desordenadamente formando núcleos populacionais próximos. Mesmo assim, durante 71 anos a Comarca do Rio das Mortes só teve dois municípios: São João Del Rei e Tiradentes. Em 1789 Campanha se emancipa de São João Del Rei. A comarca era enorme: a partir de Simão Pereira fazia divisa com o Rio de Janeiro e São Paulo, seguia no Sudoeste Mineiro pela Serra da Canastra, divisa com Goiás (hoje Triângulo Mineiro) até Dores do Indaiá na divisa com a Comarca do Rio das Velhas. Daí seguia em direção Leste até Mateus Leme. Desse ponto, em direção Norte margem esquerda do Rio Paraopeba e depois a margem direita do Rio Pomba fazendo divisa com a Comarca de Ouro Preto. De Cataguases a Simão Pereira, pela divisa do Rio de Janeiro fechava o território da Comarca do Rio das Mortes.
O município de São João Del Rei atingiu as regiões do Sul de Minas, e Zona da Mata Mineira, tendo pertencido a ele as seguintes localidades: Campanha, Conceição da Barra, Carrancas, Santo Antonio do Rio das Mortes, São Miguel do Cajuru, Ritápolis, Madre de Deus de Minas, Rio Grande, Bom Sucesso, Itutinga, Dores de Campo, São Sebastião da Vitória, Ibertioga, São Tomé das Letras, Campo Belo, Lavras, Três Pontas, Boa Esperança, Juiz de Fora, Rio Preto, Simão Pereira.
Fonte: http://migre.me/67Gvs