quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rousseau - Cristiane (USF, Gestão Ambiental)

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2. INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO
Rousseau combateu idéias que prevaleciam há muito tempo. Entre elas, a de que a teoria e a prática educacional, junto à criança, deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta. Ele também chamou a atenção para as necessidades da criança e as condições de seu desenvolvimento.
Sua proposta tem interesse tanto pedagógico quanto político e, nesse sentido, propunha tanto uma "pedagogia da política" quanto uma "política da pedagogia". Um dos instrumentos essenciais de sua pedagogia é o da educação natural: voltar a unir natureza e humanidade. A família, vista como um reflexo do Estado é outro dos elementos centrais de sua pedagogia.
Os pressupostos básicos de Rousseau com respeito à educação era a crença na bondade natural do homem, e a atribuição à civilização da responsabilidade pela origem do mal. Se o desenvolvimento adequado é estimulado, a bondade natural do indivíduo pode ser protegida da *influência corruptora da sociedade.
Considerado por vários estudiosos como autor da “concepção motriz de toda racionalidade pedagógica moderna”, Rousseau vê a infância como um momento onde se vê, se pensa e se sente o mundo de um modo próprio. Para ele a ação do educador, neste momento, deve ser uma ação natural, que leve em consideração as peculiaridades da infância, a “ingenuidade e a inconsciência” que marcam a falta da razão adulta.
Embora as fases no desenvolvimento da vida do indivíduo já tivesse sido reconhecido por vários pensadores, foi Rousseau quem mostrou a importância das mesmas para a educação.(1)
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"Como defender uma civilização que somente o é de nome, já que representam o culto da brutalidade que existe em nós, o culto da matéria." (Mahatma Ghandi)(2)
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"O que os homens chamam de civilização é o estado atual dos seus costumes e o que chamam de barbárie são os estados anteriores. Os costumes presentes serão chamados bárbaros quando forem costumes passados." (Anatole France) (ibidem)
1)Fonte: http://migre.me/6hhTZ
2)http://migre.me/6hhX9
Nota: A Sociedade Brasileira se recusa a refletir obre os efeitos devastadores e deletérios da idéia corruptora de que, não vivemos em um pais racista e se surpreende, quando deparamos com ato de extrema crueldade e incivilidade, como a do linchamento de um motorista de onibus em plena São Paulo, a cidade mais rica do país.  Ou não estamos diante de idéias e comportamentos que nos remetem aos tempos da barbarie?  O que difere uma ação constituida por um verdadero linchamento e o linchamento moral, que busca permanentemente, transferir ao povo negro a responsabilidade pela tragédia da escravidão, tragédia está que, protraindo no tempo, continua vitimando e submetendo os filhos da diáspora a uma condição de real indignidade humana, de cidadãos de segunda classe? Politicas compensatórias ou não, repudiada por significativos seguimentos das elites brasileira, em nome da suposta "meritocracia", resolve? Sendo certo que, na verdade, prevelece em maior número a adesão ao lema; "cada um por si, e o diabo que carregue o último", refletindo tão somente, a certeza e o indizível sentimento no sentido de que, "hipocrisia" tem limite?

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

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