quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Brasil: A economia e o território no século XIX (Carlos Tadeu de Carvalho Gamba)


 Fonte: Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil - disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2005. p. 35 (adaptado).
Nota: Caminho Geral do Sertão - Simpelsmente assim: O Caminho dos Paulista, formado muito antes da decisão de Dom Francisco de Souza 7.º Governador da Capitania de São Vicente no sentido que, a entrada para o Sertão se daria pelo Sul, ou seja, com destino a Serras das Vertentes e Alto São Francisco, já havia se transformado no Caminho Geral do Sertão. Devemos ter em consideração que, nada acontece por acaso, tudo tem uma razão de ser. O traçado desse caminho foi objeto da descrição do percurso da expedição de André de Leão, enviada ao Sertão, em 1601, por iniciativa do mesmo Dom Francisco de Souza e relatos de Alexandre Grymmer. Resta claro que, essa expedição ao desembarcar na magem do Paraíba, no limite de sua navegabilidade, Guaipacaré, seguindo um rio que vinha do sentido Ocidental, ou seja, do poente, seguiu em direção ao Núcleo Embrião de Piquete, passando pela Raiz do Monte, e adentranto a Garganta do Sapucaí. Já em terras do Alto Sapucai, região dos Pinheiros, em certo momento toma-se o caminho Noroeste, que nos leva a Santa Ana,  hoje Silvianópolis, que já fora definida como marco divisório, entre as Capitania de São Paulo e Minas. Quanto ao destino e propósito da expedição, a historiografia relativa as cidades do Alto Sapucaí e Verde, como Pouso Alegre, confirmam que a origem deveu-se a descoberta de minas de ouro nessa região. Eis a razão, da designação toponímica de "Caminho Geral"; esse caminho possibilitava também, à partir do Alto Sapucaí, que se seguisse, rumo às minas de  Vila Boas de Gaiás e às Minas de Cuiaba. Esta leitura resulta de minhas andanças, ouvindo Histórias maravilhosas, pelos caminhos de entradas e saidas do que fora, o Sertão Mineiro, desde 1999, ou seja, por Arinos-MG, Capinópolis-MG, Caldas-MG, Cristina-MG,  Cambuí-MG e Extrema-MG. 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...