quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

1601: Criação das Casas de Fundição

As Casas de Fundição foram criadas sob determinação do Rei de Portugal e eram subordinadas à Intendência. A primeira delas, localizada em São Paulo, foi estabelecida por volta de 1580 e é de considerada relevância durante o Ciclo do Ouro. Elas recolhiam todo o ouro extraído pelos mineiros, purificavam-no e o transformavam em barras. Eram responsáveis pela arrecadação de tributos incidentes sobre a extração de minérios. De cada barra eram retirados 20% correspondentes ao “quinto”, espécie de imposto enviado à Coroa Portuguesa. Uma vez tratadas, as barras eram então cunhadas como prova de pagamento do tributo e então devolvidas com um certificado de origem, que as acompanhariam dali em diante. Extintas em 1737, foram novamente estabelecidas em 1751, por ocasião de mudanças na política fiscal portuguesa e finalmente extintas no decorrer da primeira metade do século XIX.
 A Casa dos Contos, em Ouro Preto (MG) onde funcionou a Casa de Fundição.
A Casa dos Contos, em Ouro Preto (MG) onde funcionou a Casa de Fundição. Imagem extraída de antigo sítio cultural do Ministério da Fazenda.
Fonte (texto adaptado): Memória da Receita Federal (sítio).
Fonte:http://migre.me/7KMl9
 Nota: "As expedições de João Pereira de Souza Botafogo (1596), de Martim Corrêa de Sá e Anthony Knivet (1597), de André de Leão e Wilhelm Glimmer (1601), Jerônimo da Veiga ( 1643), Sebastião Machado Fernandes Camacho (1645), de Fernão Dias Paes (1674), atravessaram o Vale do Paraíba, percorrendo o rio e as velhas trilhas, abrindo o chamado "caminho geral do sertão", que ligava a vila de São Paulo aos primeiros núcleos de povoamento nos sertões do Paraíba e daqui às minas dos Cataguás, de Taubaté e da Gerais."(http://migre.me/7K9my)
 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...