segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Municípios Mineiros da Bacia do Alto Rio Sapucaí

Obs: Bacia do Alto Sapucaí.Os principais afluentes do rio Sapucaí neste trecho são córrego do Casquilho, córrego do Itererê, rio de Bicas, rio Santo Antônio e ribeirão José Pereira, pela margem direita e, ribeirão dos Marmelos, ribeirão do Jacu, ribeirão São Bernardo, ribeirão Anhumas e ribeirão do Piranguçú, pela margem esquerda.
Fonte: http://migre.me/7P1Qd
Nota: (Transcrição) - No tempo em que, vindo da Bahia, d. Francisco de Souza, esteve pela primeira vez em S. Paulo, aí vivia Guilherme Glymmer, flamengo, que tomou parte em uma expedição ao sertão e que dela fez uma descrição, que encontrou abrigo na obra de P. Marcgrave – História Botânica do Brasil – nos termos seguintes:
......................................................................................................................................................
Com cinco ou seis dias de marcha, chegamos à raiz de um monte altíssimo, e, transpondo-o descemos a uns campos mui descortinados e aqui e acolá sombreados de bosques se vêem lindíssimos pinheiros, que dão frutos do tamanho de uma cabeça humana; as nozes desses frutos têm a grossura de um dedo médio e são protegidas por uma casca como as castanhas, e são mui agradáveis ao paladar e nutritivas.......*"Três dias depois, chegamos a um rio, que deriva do Nascente, e, atravessando-o, durante quatorze dias, tomamos a direção de Noroeste, através de campos abertos e outeiros despidos de árvores, **até outro rio, que era navegável e corria da banda do NorteAtravessamo-lo em umas embarcações chamadas jangadas, e, ***quatro ou cinco léguas mais adiante, topamos outro rio que corria quase de Norte e era navegável. Creio, porém, que estes três rios, afinal, confluem num só leitovão desaguar no Paraguai, em razão de que o curso deles é para o Sul, ou para o Ocidente.(Fonte:http://migre.me/7P27R)
...........................................................................
Marmelópolis: 1) O rio Santo Antônio foi uma importante via de acesso das bandeiras que penetravam no território das Minas Gerais, durante o Ciclo do Ouro. Ao redor das lavras de um certo Moniz Pinto Coelho da Cunha, em um terreno doado por Antônio Garcia Velho, se formou um arraial, que é elevado à freguesia de Nossa Senhora da Soledade de Itajubá em 1757. A freguesia de Nossa Senhora da Soledade de Itajubá transformou-se no município de Delfim Moreira, cujo povoado de Queimada é elevado à categoria de distrito em 1953, originando o município de Marmelópolis em 1962. 2) É cortada pelo Córrego da Cata, afluente do Rio Lourenço Velho, que passa pela zona rural, divisando Marmelópolis com Passa Quatro e Virgínia. (Fonte: http://migre.me/7P3zj)

** Rio Lourenço Velho: Nasce na Serra da Mantiqueira, entre os municípios de Virgínia e Passa Quatro. Passa pelas cidades de Virgínia, MarmelópolisItajubá,Maria da FéSão José do Alegre, e pelo bairro Morangal. Sua foz no Rio Sapucaí é marco do encontro da divisão territorial entre Itajubá, São José do Alegre Piranguinho.(http://migre.me/7P3UZ)

***Rio Verde é um rio do estado brasileiro de Minas Gerais que nasce na Serra da Mantiqueira, na divisa dos municípios de Itanhandu e Passa Quatro, e deságua no lago de Furnas, no limite entre os municípios de Três Pontas e Elói Mendes. (Fonte: http://migre.me/7P4ac)




GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...