Mario Vitor quando da publicação de sua tese de Mestrado, defendida na Universidade Federal de Itajubá, cujo tema é "Avaliação Técnica e Histórica das Enchentes em Itajubá-MG, às pág. 27, dentro do capitulo que trada da história do Rio Sapucaí e de Itajubá, faz a seguinte citação:
"Por volta de 1700, o rio era muito conhecido e a febre do ouro contaminava os paulistas. Os caminhos, picadas e matas intransponíveis tomavam o rio a única entrada e saída da região: por conseguinte, houve a implantação de taxas de direito de passagens pelos rios Verde, Sapucaí e Piranguinho, tornando esta tributação muito rendosa para os poderes constituídos. Apontamentos existentes na Prefeitura de Campanha-MG, indicam que o Rio Sapucaí era bastante usado para transportar ouro das minas de Itagyba (Delfim Moreira) para a cidade de Buenos Aires, na Argentina." (Fonte: http://migre.me/7Mdbq)
Por outro lado, quase cem anos antes, quando dos relatos de Alexandre Grymmer, relativamente a expedição de André de Leão, de 1601, enviada ao Sertão por D. Francisco de Sousa, 7.º Governador Geral, estando a América Portuguesa nessa época, solvo engano, submetida ao dominio Espanhol, em demanda da Serra das Vertentes, Alto São Francisco, após transpor a Raiz do Monte adentrando a região do Alto Sapucaí, no que tange a hidrografia do lugar faz a seguinte assertiva: "Três dias depois, chegamos a um rio, que deriva do Nascente, e, atravessando-o, durante quatorze dias, tomamos a direção de Noroeste, através de campos abertos e outeiros despidos de árvores, até outro rio, que era navegável e corria da banda do Norte. Atravessamo-lo em umas embarcações chamadas jangadas, e, quatro ou cinco léguas mais adiante, topamos outro rio que corria quase de Norte e era navegável. Creio, porém, que estes três rios, afinal, confluem num só leito e vão desaguar no Paraguai, em razão de que o curso deles é para o Sul, ou para o Ocidente.(Fonte: http://migre.me/7Mda4)
Nesta direção, o documento encontrado na Prefeitura de Campanha, não está em dissonância com as evidências Históricas. Muito pelo contrário, está em plena sitonia com as referências Geograficas do relatos de Alexandre Grymmer. Possibilitando afirmar que, Caminho Geral do Sertão, tem haver com o caminho que possibilitou às primeiras entradas, rumo ao Sul, Oeste e Norte. A partir do que fora designado, Sertão da América Portuguesa, Sertão da Capitania do Sul (São Vicente, Rio Grande do Sul, Espirito Santos) Sertão dos Paulista, Sertão de Taubaté, Sertão de Guaratinguetá, Sertão dos Índios Bravos, Sertão Proibido, Sertão da Mantiqueira etc. Não restando dúvida no sentido que, a conquista da região do Alto Sapucaí se deu a montante, ou seja, pelo lado da nascente do Rio.
PICO DO MEIA LUA