domingo, 8 de abril de 2012

I Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica

DO DESCOBRIMENTO DO OURO À CRIAÇÃO DAS VILAS NA CARTOGRAFIA HISTÓRICA DA CAPITANIA DE MINAS 
................................................................... 

A “Serra do Sarabassu” já consta no mapa América Meridionale do Pe. Vincenzo Maria Coronelli (1650 – 1718), publicado pela primeira vez em 1680. O mapa, de projeção azimutal, é uma gravura em cobre e mostra as longitudes em relação à Ilha do Ferro (Ilhas Canárias). Essa longitude foi definida pelo rei Louis XIII, em 1610, como meridiano de origem nos mapas franceses. Enquanto o litoral aparece neste mapa bastante pormenorizado com a divisão de 12 capitanias, desde a do Maranhão até a de São Vicente, e muitas embocaduras de rios, não há detalhamento no interior. A Província de S. Cruz ou Brasile é, em sua maior parte, ocupada pela bacia do Rio São Francisco e os espaços preenchidos por cenas de índios (de lutas e de canibalismo) e da vida rural (carro de boi e engenho de moagem de cana) além da indicação de algumas populações de indígenas (Guaracatiuy, Annaciugi, Quirigay,Tapiguiry). O Rio São Francisco (ou Parapitinga) aparece bastante distorcido e muito deslocado para noroeste. Na sua margem direita constam dois afluentes com os nomes Geta Caig e Gaibuig (Jequitaí e Guacuí ou Rio das Velhas). A leste desse último estende-se, na direção nordeste, uma grande serra que corresponde a atual Serra do Espinhaço. A Serra do Sarabassu aparece ao norte do Rio Paraná(Rio Grande e Rio das Mortes), junto a uma lagoa sem nome (talvez a lendária lagoa do Vapabussu?), formando o divisor de águas com o Rio Gaibuig (figura 2).
Fonte: http://migre.me/8AZTE

- Sabará-MG localiza-se a uma latitude 19° 53' 09" S
Marmelópolis localiza-se a uma latitude 22° 26' 56" S 
- Piquete localiza-se a uma latitude 22º 36' 49" S 
- Paraty localiza-se a uma latitude 23º 22'08.90" S 
- Rio de Janeiro localiza-se a uma latitude 22º 54'36" S
Nota:"A primeira entrada de reconhecimento ao interior do Brasil foi organizada por Martim Afonso de Souza em 1531, quando aportou no Rio de Janeiro. Mandou quatro homens ao interior que, durante dois meses, andaram 115 léguas (cerca de 700 km), das quais 65 em serras e 50 em campos, de onde trouxeram “muito cristal”. Com esta distância podem ter alcançado o centro de Minas Gerais, como deduz DERBY (1901), ou o sul de Goiás onde também há muito cristal. CALÓGERAS sugere que a expedição tenha alcançado o Rio das Mortes. Devido às poucas informações a respeito do roteiro, não se sabe até onde esta entrada penetrou."(ibidem)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...