sábado, 21 de abril de 2012

A identidade como recurso metonímico dos processos de patrimonialização (Autores: Paulo Peixoto)

Resumen:
    Os processos de patrimonializaçao sustentam-se de uma retórica que deifica a noção de identidade. Também os processos de construçao identitária se ancoram, sublimando-a, na noçao de património. Daqui resulta uma ambiguidade inextricável entre os dois termos. Porém, nem todo o patrimonio cria identidade, nem toda a identidade dá origem a um patrimonio. Esta constataçao permite questionar o modo como os processos de construçao identitária se socorrem, por vezes, de recursos aos quais atribuem um estatuto patrimonial. Mas permite igualmente atestar que os processos de patrimonializaçao nem sempre visam fins que tenham a ver com a preservaçao e nao nos processos de construçao identitária, é esta segunda via analítica que este texto privilegia. A análise de processos ocorridos em Portugal permite ilustrar, através de alguns casos empíricos, o modo como a identidade se converte num recurso metonímico dos processos de patrimonializaçao. (Fonte: http://migre.me/8LWVz)(http://migre.me/8LXHQ)
  • Significado de Metanímia: s.f. Retórica Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que se refere a outro, por existir uma relação entre os dois. Quando se "acende a luz", na verdade se aperta um botão, fechando um circuito elétrico e produzindo luz. Mas se dá o nome do efeito à causa.(Fonte: http://migre.me/8LZqu)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...