sábado, 26 de maio de 2012

Cronologia da História da Cidade de São Paulo (Transcrição)


*1513- João Ramalho percorre o litoral paulista, casa com a filha de Tibiriçá e funda a Vila de Santo André da Borda do Campo.Mapa de São Paulo
*1530- O rei D. João III envia Martim Afonso de Sousa como comandante da primeira expedição povoadora ao Brasil. *1531- João Ramalho funda na borda do campo a aldeia de Santo André e lá levanta o pelourinho.
*1532- Martim Afonso passa por toda a costa brasileira e aporta em São Vicente para fundar a cidade que seria a célula mater da nação. Sobe a serra de Paranapiacaba em companhia de João Ramalho e funda a Vila de Piratininga.
*1548- É criado o Estado do Brasil, uma província da monarquia lusitana.
*1549- Chega a salvador o primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Sousa, acompanhado do padre Manoel da Nóbrega.
*1553- Manoel da Nóbrega celebra missa campal no local do atual pátio do Colégio dos Jesuítas. Com 19 anos, José de Anchieta, cognominado o Apóstolo do Brasil, chega a Piratininga.
*1554- Em 25 de janeiro, o padre Manoel de Paiva reza a missa campal na frente do Real Colégio de Piratininga, marcando a fundação da cidade. Tibiriçá ergue a sua aldeia na colina onde hoje está situado o conjunto do Mosteiro de São Bento.
*1556- Os jesuítas inauguram em 1o de novembro o conjunto formado pelo colégio, igreja e moradias ao redor destinadas à comunidade que se formava.
*1560- Os moradores da Vila da Borda do Campo transferem-se para a Vila de Piratininga, juntamente com o Pelourinho.
*1599- Chega a São Paulo o 7º governador-geral do Brasil, D. Francisco de Sousa, que passa a comandar as primeiras expedições ao sertão.
*1601- André de Leão chefia uma entrada ao sertão pelo rio Paraíba, transpondo a Serra da Mantiqueira.
*1604- Nicolau Barreto navega pelos rios Tietê e Paraná, atinge o Guaira e retorna com indígenas aprisionados.
*1613- Pero Domingues chefia uma bandeira com o objetivo de levá-la até a foz do rio Amazonas.
*1627- Raposo Tavares comanda uma bandeira para reduzir o domínio dos jesuítas paraguaios e termina por expulsá-los das terras brasileiras.
*1635- Raposo Tavares organiza outra grande bandeira de guerra, novamente contra jesuítas do Paraguai, que haviam invadido os pampas gaúchos.
*1639- Raposo Tavares chefia 150 soldados armados, para auxiliar o conde da Torre, D. Fernando de Mascarenhas em SalvadorBahia.
*1640- Os jesuítas são expulsos pelos paulistas por defenderem a liberdade dos indígenas.
*1651- Fernão Dias Pais é eleito juiz ordinário e presidente da Câmara Municipal de São Paulo e reconstrói a abadia dos beneditinos.
*1653- Os jesuítas retornam a São Paulo após 13 anos de exílio e iniciam a construção do novo conjunto igreja e colégio.
*1673- Anhanguera chefia uma bandeira pelas terras goianas em busca de ouro e abre caminho para a descoberta das minas de Cuiabá.
*1681- Piratininga é elevada à sede de Capitania.
*1700- Borba gato apresenta em São Paulo amostras de ouro para Artur de Sá Meneses.
*1711- D. João VI eleva Piratininga à categoria de cidade com o nome de São Paulo.
*1723- O café chega pela primeira vez ao país, trazido pelas mãos de Melo Palheta.
*1745- São Paulo passa a ser sede de Bispado, concentrando o poder autoritário e de justiça.
..........................................................................................................................................
Fonte: http://migre.me/9eTdC
Observação: 
a) Em julho de 1550, de Porto Seguro, o capitão Duarte de Lemos escreveu ao soberano, garantindo-lhe que ali "é a terra onde está o ouro, porque de nenhuma destas partes podem ir melhor a ele que por esta", já que o Peru "está na altura de dezessete graus que é onde esta capitania está (...)". (http://migre.me/9eWmj)


b) 1560 - 1561 - Brás Cubas, partindo de Santos, alcançou o planalto e seguiu pelo vale do rio Paraíba do Sul até à serra da Mantiqueira, alcançando o vale do rio das Velhas de onde, a partir de sua foz, teria seguido pelo vale do rio São Francisco até à barra do rio Paranamirim, retornando à Capitania de São Vicente pelo mesmo percurso.

c) Devido ao movimento crescente na Trilha dos Tupiniquins que, de São Vicente, dava acesso ao Caminho do Peabiru, Tomé de Sousa proibiu o trânsito nessas vias, ameaçando com a pena de morte os infratores. (http://migre.me/9eWgL)




GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...