quinta-feira, 24 de maio de 2012

História de Iguape - Apontamentos relativos a Aleixo Garcia (Transcrição)

Este homem audaz, que appareceu como um meteoro, passando através da montanhas e dos rios que interceptavam sua viagem da costa do Brasil aos confins do Imperio dos Incas, desappareceu da mesma forma, deixando um nome que não dove ser olvidado pelos historiadores brasileiros. Ainda que alguns historiadores ponham duvida sobre a veracidade da viagem de Aleixo Garcia, comtudo, esmiuçando o que os outros nos revelam a seu respeito, não podemos deixar de concluir que sua viagem foi veridica e uma das mais arrojadas do século dezesseis.
Partindo da costa do Brasil seis europeus e grande numero de indigenas, para se internarem nos bosques sombrios de um paiz povoado por selvagens, era preciso que o chefe de semelhante expedição fosse de um temperamento ardente e dotado de coragem inquebrantavel.
Fabulosas ou veridicas, as noticias transmittidas dessa viagem e dos resultados obtidos, serviam de incentivo a outros destemidos exploradores do mesmo seculo, excitando as ambições delles, e estimulando-os a penetrarem na vasta região desconhecida do continente sul-americano em procura das immensas riquezas que se contava existirem no poder dos indigenas.
Como procurei demonstrar nos Subsídios para a historia de Iguape, a partida de Aleixo Garcia do porto de São Vicente no anno de 1524 a mandado de Martim Affonso de Sousa, deve ser considerada apocrypha, porquanto nâo podia elle ter sido mandado em exploração pelo dito Martim Affonso de Sousa que sómente no anuo de 1531 chegou á costa do Brasil.
Por tudo quanto diz a historia, devemos inferir que no anno de 1524 os únicos europeus existentes em São Vicente ou seus arredores eram os celebres João Ramalho e Antonio Rodrigues.
Nesta época, nas proximidades de Iguape, existia o bacharel portuguê que foi desterrado no anno de 1501, (e que tudo nos leva a crêr que se chamava Cosme Fernandes) em companhia de Francisco de Chaves e mais alguns castelhanos, não podendo duvidar que estes castelhanos fossem os homens perdidos, da fróta commandada por Juan Dias de Solis que navegava nesta costa no anno de 1508".

YOUNG, Ernesto Guilherme, "Apontamentos relativos a Aleixo Garcia", Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, vol. XII, pp. 217-228, 1908.[/ALIGN]
(http://migre.me/9dfIw)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...