sábado, 30 de junho de 2012

Varginha - Aparecida-SP - 260km em 6 dias - Piquete-SP no diário de viagem de FRANCISCO CARDOSO

Imagem

02/04/2012 - 4º DIA – RIO CLARO À PIQUETE Acordei às 4hs pra arrumar as coisas. Tomamos café e às 5hs começamos a caminhada do dia. Já no início da caminhada subimos o Trio do Burro, uma montanha no qual seguimos por uma trilha bem estreita, alguns pequenos riachos desciam fazendo um pouco de lama em algumas partes. Acho que o nome se dá pela utilização do burro ali, pois um cavalo não aguentaria a labuta diária dali. 1:30h de subida. Paramos no alto pra tirar umas fotos e recuperar o fôlego. O clima estava bom, apesar de ventar um pouco.No final da trilha pegamos uma estradinha de terra. Continuamos andando, lá por volta das 9hs passamos por uma casa, onde haviam alguns romeiros parados, paramos também, a dona da casa, Dona Madalena tinha feito café e bolo e servia para os romeiros. Fiquei sabendo depois que ela fazia isso como forma de agradecer uma graça alcançada, pois há uns anos atrás um grupo de romeiros parou para pedir água, e, conversando com ela, contou sobre seu filho que tinha saído de casa havia 5 anos e nunca mais tivera notícias; fizeram uma oração e foram embora, no ano seguinte ficaram sabendo, 2 dias depois da oração seu filho apareceu em casa. 
Às 17hs chegamos na Serra de Piquete, para descer pelo asfalto, a distância era muito grande, além de toda dificuldade que era caminhar num chão muito duro, principalmente com a sola já doendo. Existe uma entrada à direita logo após a placa indicativa da cidade, entramos nessa entrada e resolvemos descer por dentro da serra mesmo.


Imagem

Imagem


Fomos descendo por uma trilha bem estreita, as vezes mal cabia um pé do lado do outro. Um terreno escorregadia e úmido, muitos buracos. Mas era bom de descer. Alguns lugares quase era preciso descer sentado, de tão íngreme e escorregadio que era, mas graças a Deus ninguém do grupo escorregou. Durante a descida pude ver a Serra Fina, havia lido alguns relatos aqui e sabia onde localizá-la, quem sabe um dia ainda a subo. A descida durou quase 2hs. O joelho estava todo detonado. Tínhamos de atravessar toda a cidade até nosso pouso, que seria numa escola, mas não tinha pressa, pois só liberariam a escola depois das 19hs, pois havia aula. Mas quando chegamos lá a aula da noite ainda não tinha acabado, os lugares disponíveis para dormir já estavam lotado. Do lado de fora da escola tinham alguns lugares pra montar a barraca, mas o tempo não estava muito bom, relampeava um pouco e não queria arriscar minha barraca de R$60 na chuva. Foi quando vi a prefeitura da cidade, tinha uma varanda grande e algumas pessoas da organização estavam lá, chegamos de quietinho e nos alojamos ali mesmo, nem precisei da barraca. Alguns minutos depois caiu uma tempestade.
02/04/2012 - 5º DIA – PIQUETE A GUARATINGUETÁ Saímos de Piquete às 5hs. O percurso até Guará seria todo por asfalto agora. Apesar das distâncias serem menores, caminhar no asfalto é muito mais desgastante. Acordei com o pé doendo um pouco, fiz um alongamento e seguimos viagem. Depois de uns 20 minutos a dor diminuiu um pouco. Seguimos em direção a Lorena, estava um pouco frio, mas depois que o sol nasceu esquentou.
Chegamos em Lorena por volta das 9hs, paramos numa feirinha e comemos um pastel. Passando dentro da cidade de Lorena paramos também na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, fizemos nossas orações e seguimos viagem.
Imagem

O tempo estava bom, muito calor. De Lorena até Guaratinguetá andamos pela SP-062, rodovia com um acostamento bem pequeno e muito movimentada.

Fonte: http://migre.me/9HU7r

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...