segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Conexão Pacifico, Atlântico: Via Marítima - Fluvial - Terrestre

1) CANAL DO PANAMÁ
A idéia da construção de um canal, que pudesse encurtar a distância para passar do Oceano Atlântico para o Pacífico e vice-versa, surgiu em 1534 pelo Rei da Espanha Carlos V, o qual iniciou os primeiros estudos topográficos para sua construção, mas somente no século XIX, efetivamente, iniciaram as suas obras. Primeiramente, os franceses, mesmos construtores do Canal de Suéz, iniciaram a construção, mas não resistiram a inúmeras dificuldades, como enfermidades tropicais, deslizamentos provocados pelas chuvas e a deficiente administração do projeto. Acabaram assim, vendendo a empreitada aos Estados Unidos, que continuaram, em 1904, a grande obra. Enfrentaram incontáveis dificuldades, mas, em 1914, finalmente o inauguraram. Obviamente, os estadunidenses ficaram à frente da administração do Canal por muitos anos, passando às mãos do governo panamenho somente em 1999.
O Canal do Panamá possui 80 Km de distância, através do qual, um navio leva de 8h a 10h para atravessá-lo.  Fonte: http://migre.me/cwGcx
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2) Descobridores, Conquistadores e Cartógrafos
- João Dias de Solis (Juan Díaz de Solís , c.1470-1516), português ao serviço do rei de Espanha, em 1515, comanda uma expedição ao Rio da Prata, numa reação espanhola a anteriores expedições de Portugal. Este navegador tem sido falsamente identificado como espanhol. Trata-se de um piloto muito experiente. Trabalhou até 1505 como cartógrafo ao serviço da Casa da India, em Portugal. Depois de ter assassinado a mulher, fugiu para Espanha (1507), tendo participado com Vicente Yáñez Pinzón e Américo Vespucio na Junta de Burgos (1508). No ano seguinte, participa numa viagem à América Central para procurar um estreito de ligação ao Oceano Pacífico (1509). 
O embaixador português, em 1510, informa D. Manuel I que Solis vivia em Espanha com o seu irmão João Henriques, outro experiente navegador. O relato deste embaixador é muito claro quanto à sua nacionalidade portuguesa.
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- D. João III, rei de Portugal, desde o inicio do seu reinado, em 1521, que se bateu pela conquista do Rio da Prata, tendo enviado para a região várias expedições. Durante vários anos argumentou que a região estava dentro dos limites definidos no Tratado de Tordesilhas, apoiado em mapas produzidos por cartógrafos portugueses a deformaram os mapas da América do Sul para justificarem esta pretensão. Depois de 1534 começou a impor-se a ideia de expandir o território brasileiro para sul, de forma a aproximar-se do Rio da Prata. 
- Aleixo Garcia. Participou em 1515 na expedição de Solis, voltou à Argentina em 1525, para dirigir uma expedição de exploração do Rio da Prata, tendo atingido a actual Bolívia. Estabeleceu desta forma a célebre Rota da Prata, que ligava Buenos Aires a Potosi. 
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3) Entradas e bandeiras
Em julho de 1550, de Porto Seguro, o capitão Duarte de Lemos escreveu ao soberano, garantindo-lhe que ali "é a terra onde está o ouro, porque de nenhuma destas partes podem ir melhor a ele que por esta", já que o Peru "está na altura de dezessete graus que é onde esta capitania está (...)".
São Vicente, 1531 Uma das ultimas expedições em direção ao Peru foi organizada por Martim Afonso de Sousa. Sob o comando de Pero Lobo, partiu em 1531 do litoral da Capitania de São Vicente, vindo a ser chacinada pelos indígenas ou escravos.
 Fonte: http://migre.me/cwIdX

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

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