domingo, 27 de janeiro de 2013

PIQUETE-SP: CAMINHO DO OURO, CAMINHO GERAL DO SERTÃO; CAMINHO VELHO; ESTRADA REAL DO SERTÃO; CAMINHO DOS GUAINAZES; CAMINHO PARA GOIÁS; VIA PARA O POTOSI; RAMAL TUPI DO PEABIRU.


Fonte: http://migre.me/cZWip
Registro (Piquete-SP), na confluência do Caminho de Santos  e Caminho de Paraty
...........................................................................................................................................................................................
Observação - Fé: Romeiros da Paz pecorrerão 1.500 km até Aparecida (Transcrição)
O grupo Romeiros da Paz iniciará no próximo dia 5, em Brasília, a cavalgada de 1.500 km. O destino final é a cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba.
A previsão de chegada é dia 12 de maio, véspera da missa que será celebrada pelo Papa Bento XVI.
O propósito da romaria é empunhar a bandeira da paz e levá-la desde a capital federal, Brasília, até a capital nacional da fé, Aparecida. Durante o percurso, serão coletados os pedidos e agradecimentos dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, que queiram fazê-los, e colocados na “bruaca da fé”, que será conduzida em romaria até o Santuário de Aparecida.
PERCURSO
Os Romeiros da Paz estarão fazendo o seguinte trajeto: sairão de Brasília, entrando no Estado de Goiás, passando pelos municípios de Luziania e Cristalina. A maior parte do percurso será feita em Minas Gerais, em um total de 24 cidades: Paracatu, João Pinheiro, Três Marias, Diamantina, Santo Antônio do Itambé, Conceição do Mato Dentro, Caraça, Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Carandaí, Tiradentes, São João Del Rei, Madre de Deus de Minas, Carrancas, Cruzília, Caxambu, São Lourenço, Carmo de Minas, Maria da Fé, Itajubá e Wenceslau Braz. No Estado de São Paulo, o grupo vai passar por Piquete, Lorena, Guaratinguetá e, finalmente, Aparecida.
De acordo com Marco Aurélio Chrispim essa iniciativa faz parte do Projeto Caminhos do Brasil, idealizado por ele em 1999. “Após a conclusão dos Romeiros da Paz, vamos dar seqüência ao projeto Caminhos do Brasil. Nós deveremos sair de São Paulo, rumo ao Arroi Chuí e seguir para o Monte Caburaí, em Roraima. (Fonte: http://migre.me/cZZSM)
Observação: Subsídios para a História da Civilização Paulista Edição Monumental Comemorativa do IV Centenário da Cidade de São Paulo Enriquecida de vasta bibliografia sobre pessoas, coisas, lugares e acontecimentos paulistas.
....................................................................................................................................................
 1714 – Aos 16 de setembro, são estabelecidos as divisas entre as Vilas de Guaratinguetá e São João de el Rei, comarca do Rio das Mortes, no morro de Caxambu, perto de Baipendi. (Fonte:Aureliano Leite Edição Saraiva São Paulo – 1954  http://migre.me/d0ktq)



GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...