domingo, 28 de abril de 2013

Para não perder o "Bonde da História"

 Estrada Real (Transcrição)
Programa revela a riqueza cultural das cidades históricas do Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Expedições viaja pelos mais de mil quilômetros do caminho que moldou a sociedade brasileira do século XVIII: a Estrada Real. Aberta para ligar o litoral do Rio de Janeiro às ricas cidades do Ciclo do Ouro, virou o caminho oficial para a circulação do ouro extraído das minas, e se tornou a espinha dorsal de uma nova cultura. Num tempo em que a corrida por riquezas atraiu gente de todo o Brasil e da Europa para as Minas Gerais. Paula Saldanha e Roberto Werneck viajam pelas cidades históricas surgidas nessa época, revelando suas histórias e suas belezas: Paraty, São João Del Rey, Tiradentes e Ouro Preto, entre outras. O percurso inclui ainda áreas de natureza preservada, como o Parque Nacional do Itatiaia e o Parque Estadual do Itacolomi. Nessa viagem, Expedições revela ainda um aspecto menos alardeado, mas nem por isso menos rico, da Estrada Real: as fazendas seculares, hoje bem preservadas, que abasteciam as cidades e alimentavam uma verdadeira horda de mineradores. Da Estrada Real do século XVIII para a Estrada Real do século XXI, há pouco mais de dez anos, todo o traçado da Estrada - dividido entre o Caminho Novo, o Caminho Velho, e o Caminho dos Diamantes - vem passando por um processo de revitalização, para se tornar um destino turístico. Uma forma de difundir conhecimento e tornar sustentável a preservação do patrimônio cultural e histórico das Minas Gerais. (Fonte: http://migre.me/egiWo)
Piquete do Sertão dos Índios Bravos, do Sertão Proibido da Mantiqueira, do Caminho dos Paulistas, do Caminho do Ouro,  do Caminho Geral do Sertão, da Estrada Real do Sertão, Das cinco Serras Altas do Roteiro de viagem de Andre João Antonil, das Veredas das Brumas das Terras Ermas, das Roças de Bento Rodrigues...
Caminho do Rio de Janeiro  - Paraty-RJ, Facão (Cunha-SP), Guaratintuetá-SP, Guaipacaré (Lorena-SP) Registro (Piquete-SP) e Conceição do Embaú (Cruzeiro-SP). 
Caminho Velho, partindo de Paraty-RJ, atravessa-se, o território paulista, pelo Alto da Serra da Mantiqueira, espaço colonial de Piquete-SP, adentrando ao Sertão das Gerais pela cidade de Marmalópolis-MG
Mapa do Caminho Velho, mais detalhado: partindo de Paraty-RJ, via Taubaté em um primeiro momento, passando mais tarde a ser percorrido por Cunha,  encontra-se com o caminho dos paulistas, em Guaratinguetá-SP, a partir da Vila de Nossa Senhora da Piedade (Lorena-SP), conclui-se a travessia do território paulista, pelo Alto da Serra da Mantiqueira, espaço colonial de Piquete-SP, onde se deu a instalação do Registro de Itajubá,  adentrando ao Sertão das Gerais pela cidade de Marmalópolis-MG.
   

Mapa do Caminho do Rio de Janeiro, segunda opção: partindo de Paraty-RJ, via Taubaté em um primeiro momento, passando mais tarde a ser percorrido por Cunha, encontra-se com o caminho dos paulistas, em Guaratinguetá-SP, a partir da Vila de Nossa Senhora da Piedade (Lorena-SP), conclui-se a travessia do território paulista, passando pelo Registro (Piquete-SP), seguindo em direção a Vila de Conceição do Embaú (Cruzeiro-SP), adentrando ao Sertão das Gerais pela Garganta do Embaú, onde se deu a instalação do Registro Mantiqueira.
Mapa de 1801, indicativo de diversas localidades, entre elas o Registro de Itajubá, instalado no  Alto da Serra da Mantiqueira, espaço colonial de Piquete-SP, por volta de 1746, (n.º 07), quando então, adentrando ao território Mineiro passa-se pela barreira de piquete (n.º 08).
Roteiro do Caminho Velho do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas do Ouro - 1707.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...