segunda-feira, 22 de abril de 2013

Caminhada com fé leva cerca de 500 romeiros de Varginha até Aparecida (Transcrição)

Peregrinação acontece há 21 anos e reúne gente de todas as idades.
Trajeto é de cerca de 200 quilômetros e termina na próxima quarta-feira.
......................................................................................................................................................................................
A fé em Nossa Senhora Aparecida é o que move centenas de romeiros que saíram de Varginha (MG) nesta quinta-feira (21) e devem peregrinar até o Santuário de Aparecida (SP). A previsão de chegada é a próxima quarta-feira (27), mas até lá, muita coisa será vivida pelo grupo que pela primeira vez fará o trajeto sem o presidente fundador da romaria Júlio Possi, o Zuza, morreu no início deste ano. Mesmo com a ausência do criador da peregrinação, a caminhada atrai cada vez mais fiéis. Neste ano são pelo menos 500 romeiros e algumas pessoas vieram até mesmo de outros estados para realizar o trajeto que já acontece há 61 anos. Quando Zuza começou, a peregrinação foi feita apenas por ele, mas aos poucos foi ganhando os adeptos. Neste ano haverá uma homenagem póstuma.
A partida dos romeiros foi marcada por despedidas, choros e pela benção do padre. Depois de muita oração, os romeiros deram início a caminhada. Neste ano, até mesmo os adolescentes estão empolgados com o trajeto. “Eu estou animado, ainda não cansei”, disse Gustavo, de 14 anos. No entanto, os mais experientes comentam que o cansaço chega durante os 200 quilômetros de caminhada. “Esta é a 24ª vez que eu participo da romaria e ao longo dos dias, o cansaço bate, mas é muito gratificante. O segredo é também saber o que levar na mochila”, disse o militar Luiz Antônio Carvalho.
Caminhada com fé leva cerca de 500 romeiros de Varginha até Aparecida (Foto: Reprodução EPTV)Caminhada com fé leva cerca de 500 romeiros de Varginha até Aparecida (Foto: Reprodução EPTV) O primeiro destino dos romeiros é Cambuquira (MG), onde eles chegaram na manhã desta sexta-feira (22) e foram recebidos com um almoço especial no ginásio poliesportivo da cidade. Depois eles seguem para Olímpio Noronha (MG), Cristina (MG) e Rio Claro, que é um distrito de Delfim Moreira (MG). A partir daí, a romaria entra no Estado de São Paulo e passa por Piquete (SP), Guaratinguetá (SP) e então os peregrinos chegam a Aparecida. (Fonte:  http://migre.me/eeCcU)

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...