domingo, 16 de junho de 2013

Caminho Novo de Minas

PAISAGEM HISTÓRICA – O CAMINHO NOVO DAS GERAIS
Com o crescimento da exploração do ouro em Minas Gerais, entre 1701 e 1709, o sertanista Garcia Rodrigues Paes, filho do conhecido bandeirante Fernão Dias, abre um caminho novo que facilita o trajeto entre a Corte – no Rio de Janeiro – e o sertão mineiro.
Este percurso fica conhecido como o Caminho Novo dos Campos Gerais ou Estrada Real da Corte ou, ainda, Estrada Nova, Estrada Oficial, Caminho Novo das Gerais ou dos Sertões do Leste.
O caminho aberto por Garcia Rodrigues Paes ligava a região conhecida como Borda do Campo, no atual município de Antônio Carlos, à região do Paraibuna, onde hoje se encontra Simão Pereira.
Deste modo, partindo da Borda do Campo, o Caminho Novo atravessava a Serra da Mantiqueira, passava pelo arraial de João Gomes (que veio a ser a cidade de Palmyra – atual Santos Dumont), chegava à região de Chapéu D’Uvas – passando por onde hoje se encontra Ewbank da Câmara – e, do ponto onde hoje se situa Juiz de Fora, seguia por Matias Barbosa, Simão Pereira, Serraria e Barra do Piraí para, então, cruzar a Serra dos Órgãos e descer até o Rio de Janeiro.
Inicialmente tortuoso e deserto – embora mais curto se comparado ao Caminho Velho, que ligava Minas (partindo de Vila Rica – atual Ouro Preto) ao Rio de Janeiro, passando por Tiradentes, São João Del Rei, Baependi e Guaratinguetá, até chegar em Paraty – o Caminho Novo demorou a ser amplamente utilizado pela população que circulava pela Província de Minas Gerais.
(1)
......................................................................................................................................

 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...