domingo, 28 de julho de 2013

Projeto de Lei Estadual institui diretrizes para o turismo religioso no Estado de São Paulo e cria o 'Vale da Fé' (Transcrição)

De autoria do Deputado Fernando Capez (PSDB), o projeto de lei no 285, apresentado para apreciação da Assembleia Legislativa Paulista, no dia 06 de maio de 2013, pretende instituir um circuito religioso católico no Estado de São Paulo a partir de cidades do Vale do Paraíba que apresentam, segundo o autor do projeto, características que justificam a criação do roteiro.
...................................................................................................
O projeto de lei, em questão, visa consolidar as diretrizes do turismo religioso como fator de desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda de geração de emprego e da conservação do patrimônio natural, cultural e turístico.
O turismo religioso tem como fito a busca por retiros espirituais, peregrinações, romarias, comemorações religiosas, evangelização, visitação a espaços e edificações religiosas.
A busca pela experiência que desperta sentimentos de fé e esperança é que move o Brasil a realizar milhões de viagens com fins religiosos.
No Estado de São Paulo podemos citar como roteiro turístico: Aparecida, Guará, Lorena, Canas (Renovação Carismática Católica), Cachoeira Paulista (Fundação João Paulo II).
Vale ainda mencionar o forte fluxo de turistas com intuito religioso em visitação a Imaculada Conceição em Cruzeiro, São Miguel Arcanjo em Piquete, Sagrada Face em Roseira, Nossa Senhora dos Remédios em Cunha.
Todos os anos mais de 10 milhões de pessoas visitam as cidades acima.
...................................................................................................
Fonte: Jornal Lince http://migre.me/fBSEV

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...