quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A fé move a Mantiqueira - Valéria Fernandes de São Lourenço-MG (Transcrição)


A serra da Mantiqueira de mil nascentes, coberta pela Mata Atlântica, inspira orações e é um convite à meditação.
......................................................................................................
Diz o ditado que “a fé move montanhas”. No sul de Minas Gerais podemos constatar que, literalmente, ela atravessa as montanhas. Todos os anos, no mês de maio, milhares de fiéis transformam-se em peregrinos. Eles partem em grupos com destino a santuários, percorrendo caminhos antigos, esquecidos pelos calçamentos, que fazem fronteira com os quintais de inúmeras cidades na serra da Mantiqueira.
O percurso é feito a pé ou a cavalo e, embora as trilhas não sejam tão famosas como a que leva a São Tiago de Compostela, na Espanha, são conhecidas como a palma da mão dos romeiros. Cruzando caminhos que beiram riachos, passam por cachoeiras, concentram enorme variedade de pássaros e vislumbram um mar de montanhas, os romeiros se sentem bem perto de Deus. Mas, por falar em São Tiago de Compostela, foi inspirado nesse caminho que nasceu, há 14 anos, a Peregrinação à Nhá Chica. No final dos anos 90, dois empresários, Sidney Cabizuca e João Vítor Gorgulho, acostumados a trilhar os arredores de São Lourenço, tiveram a ideia de definir o percurso em estradas de terra que liga São Lourenço a Baependi, passando por Soledade e Caxambu, como Caminho Santo de Nhá Chica.
O Caminho de Nhá Chica
Nhá Chica viveu na região no final do século 19, fazendo caridade e cuidando de enfermos. Os milagres atribuídos a ela fizeram aparecer um número grande de devotos no Sul de Minas e entre os muitos turistas que frequentam o Circuito das Águas. A casa onde viveu os últimos anos, ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que a serva ajudou a construir e onde estão seus restos mortais, é visitada por grande parte das pessoas que passam pela região. Esse caminho tem 33 Km e passa por povoados e fazendas, onde a natureza inspira a prática do turismo rural. Plantações de café, criação de gado e cavalos, muitos pássaros, belas paisagens. E, nas primeiras horas da manhã, ao alvorecer, geralmente uma névoa compõe o cenário para as cerca de 1500 pessoas que, sempre no dia 1º de maio, partem às 5h de São Lourenço com destino ao Santuário, em Baependi. São cerca de 6 horas de caminhada.
Peregrinação a Aparecida do Norte
O Caminho de Nhá Chica é pequeno para quem está acostumado a sair da mesma cidade, São Lourenço, com destino à Aparecida, no Vale do Paraíba paulista. De carro, pelas rodovias (BRs,MGs e SPs), o trajeto de cerca de 150 Km demora 2h. A pé, no entanto, são três dias. José Antônio Domingues Guerra, o Tonhão da Palmela, começou a fazer a caminhada em 1982, contabilizando, em abril passado, 51 vezes, já que faz isso pelo menos três vezes por ano. Aos poucos foi reunindo um grupo de orações que, no ano passado, juntou 42 pessoas.
A caminhada passa por estradas vicinais e rodovias que cortam 10 cidades mineiras e paulistas. Junto aos romeiros vai um caminhão de apoio, para levar as mochilas, um fogão e alimentos. Eles dormem em pousadas, mas preferem andar à noite, fugindo do sol e do calor. Vão rezando o terço, cantando músicas religiosas, aproveitando a luz da lua e vendo o sol nascer entre as montanhas.
Um caminho bem mais longo, mas que também leva os romeiros à Basílica de Aparecida é feito pelos Cavaleiros de Maria. Há 28 anos o grupo de cavalgada que reúne de 50 a 80 cavaleiros faz o percurso em três dias. Ao contrário do grupo de oração do Tonhão eles preferem o dia para cavalgar. Vão acompanhados de um caminhão de apoio e veterinário. Passam as noites em pousadas, mas não dispensam as rodas de fogueira, viola e churrasco. Seguem por um outro caminho, passando por D. Viçoso, Virginia e Marmelópolis. Mas quando chegam perto de Piquete (SP), segundo o organizador da cavalgada, Nelson Roque, começam a encontrar cavaleiros vindos de sítios ainda mais distantes. Quando chegam à basílica são mais de 1500 cavaleiros, que pernoitam na cidade para assistir a missa no dia seguinte.
Mas não é só de São Lourenço que partem peregrinos. Em toda a região sul mineira é comum, principalmente no mês de maio, mês de Nossa Senhora, cavalgadas e romarias pelas estradas e trilhas que cruzam as montanhas. A paisagem da Mantiqueira, serra de muitas nascentes, coberta pela Mata Atlântica, inspira orações e é um convite à meditação. Contemplar a paisagem e desfrutar do ambiente natural é um privilégio. E os romeiros agradecem por isso.
Fonte: Folha do Meio Ambiente Edição Impressa 2012 05 http://folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2012/05/eco230.html

Fonte do mapa: http://migre.me/fHq03
Nota: Quanto a citação: "Seguem por um outro caminho, passando por D. Viçoso, Virginia e Marmelópolis. Mas quando chegam perto de Piquete (SP) segundo o organizador da cavalgada, Nelson Roque, começam a encontrar cavaleiros vindos de sítios ainda mais distantes." Faz-se necessário considerar que, existem outros caminhos, mas esse é o caminho original, contido em relatos desde 1596, ou seja, Piquete-SP, Cidade Paisagem Sagrada, "Vale da Fé", Rota Transmineira de peregrinação, Caminho das Tropas, Caminho dos Romeiros, Caminho dos Paulista, Estrada Geral do Sertão, Estrada Real do Sertão, no Caminho da História.
.........................................................................................
Piquete - Rota Transmineira da Fé, Itinerário consolidado de peregrinação, Caminho de Goiás, Estrada Real do Sertão, Caminho dos Paulista, via para o Potosí,  o Caminho de Compostela Brasileiro:
A) Fé: Romeiros da Paz pecorrerão 1.500 km até Aparecida
O grupo Romeiros da Paz iniciará no próximo dia 5, em Brasília, a cavalgada de 1.500 km. O destino final é a cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba.
A previsão de chegada é dia 12 de maio, véspera da missa que será celebrada pelo Papa Bento XVI.
O propósito da romaria é empunhar a bandeira da paz e levá-la desde a capital federal, Brasília, até a capital nacional da fé, Aparecida. Durante o percurso, serão coletados os pedidos e agradecimentos dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, que queiram fazê-los, e colocados na “bruaca da fé”, que será conduzida em romaria até o Santuário de Aparecida.
PERCURSO
Os Romeiros da Paz estarão fazendo o seguinte trajeto: sairão de Brasília, entrando no Estado de Goiás, passando pelos municípios de Luziania e Cristalina. A maior parte do percurso será feita em Minas Gerais, em um total de 24 cidades: Paracatu, João Pinheiro, Três Marias, Diamantina, Santo Antônio do Itambé, Conceição do Mato Dentro, Caraça, Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Carandaí, Tiradentes, São João Del Rei, Madre de Deus de Minas, Carrancas, Cruzília, Caxambu, São Lourenço, Carmo de Minas, Maria da Fé, Itajubá e Wenceslau Braz. No Estado de São Paulo, o grupo vai passar por Piquete, Lorena, Guaratinguetá e, finalmente, Aparecida.
De acordo com Marco Aurélio Chrispim essa iniciativa faz parte do Projeto Caminhos do Brasil, idealizado por ele em 1999. “Após a conclusão dos Romeiros da Paz, vamos dar seqüência ao projeto Caminhos do Brasil. Nós devere-mos sair de São Paulo, rumo ao
Arroi Chuí e seguir para o Monte Caburaí, em Roraima.
 Fonte:  http://migre.me/lUJ5g 
B) "Caminhada com fé leva cerca de 500 romeiros de Varginha até Aparecida Peregrinação acontece há 21 anos e reúne gente de todas as idades. Trajeto é de cerca de 200 quilômetros e termina na próxima quarta-feira."
"O primeiro destino dos romeiros é Cambuquira (MG), onde eles chegaram na manhã desta sexta-feira (22) e foram recebidos com um almoço especial no ginásio poliesportivo da cidade. Depois eles seguem para Olímpio Noronha (MG), Cristina (MG) e Rio Claro, que é um distrito de Delfim Moreira (MG). A partir daí, a romaria entra no Estado de São Paulo e passa por Piquete (SP), Guaratinguetá (SP) e então os peregrinos chegam a Aparecida."

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...