sábado, 3 de agosto de 2013

Bandeirantes

Afonso Sardinha, o Moço, ou o Mameluco, acompanhou o pai em todos seus feitos e morreu pobre, no sertão, em meio a uma expedição guerreira. Iniciador do ciclo do ouro das minas de São Paulo, descobrira ouro de 1589 a 1600 na serra da Mantiqueira, em Guarulhos, Jaraguá, São Roque e Ipanema.
Amador Bueno da Ribeira, dito O Aclamado, (c. 1584 — c. 1649) foi um bandeirante paulista que o povo aclamou rei em São Paulo.
Antônio da Cunha Gago, dito o Gambeta, foi um bandeirante natural de (São Paulo, 1605 - ?), membro de importante família em que abundam exploradores dos sertões de Minas Gerais e da descoberta do ouro.
Antônio do Prado da Cunha foi um bandeirante, alferes e depois capitão de uma das companhias criadas por Fernão Dias em sua famosa bandeira de 1674 para o descobrimento das esmeraldas.
Antônio Gonçalves Figueira, muito moço, em 1674, desde a bandeira de Fernão Dias acompanhava seu cunhado Matias Cardoso de Almeida.
Antônio Rodrigues Arzão foi um destemido bandeirante, e o primeiro que descobriu ouro em Minas Gerais.
Baltasar Borba Gato (São Paulo, 1655 – Santana do Parnaíba, 27 de outubro de 1698) foi um bandeirante paulista, filho de Belchior de Borba Gato e Ana Rodrigues de Arzão.
Baltasar da Costa Veiga foi um bandeirante, descrito pelos cronistas como «Potentado dos Arcos», foi filho de Jerônimo da Veiga e Maria da Cunha; regressou a São Paulo com Garcia Rodrigues Pais, depois de penetrar os sertões na bandeira de Fernão Dias em 1674.
Bartolomeu Bueno de Siqueira foi um bandeirante nascido em Taubaté em 1653, companheiro de seu concunhado Antônio Rodrigues Arzão, herdou seus roteiros e descobriu ouro em Minas Gerais
Domingos Luís Leme foi um bandeirante que em 12 de fevereiro de 1651 fundou a vila de Guaratinguetá, capitania de São Vicente, onde já vivia desde 1646. Foi companheiro do capitão Jaques Félix o Moço ao devassar o vale do rio Paraíba nas regiões limítrofes com as atuais Minas Gerais. Em 1643 obteve sesmaria na paragem, onde estabeleceu povoação que em 12 de fevereiro seria criada vila pelo capitão-mor de Itanhaém, Dionísio da Costa.
Domingos Rodrigues do Prado foi um bandeirante paulista, um dos primeiros descobridores de ouro em Minas Gerais. Foi ele uma das mais características figuras do paulista antigo, altivo, insubmisso e desassombrado.
Fernão Dias Paes Leme (São Paulo, c. 1609 — Rio das Velhas, 1681) É o bandeirante de mais largo renome, juntamente a Antônio Raposo Tavares. Ficou conhecido como "O Caçador de Esmeraldas".
Francisco Pires Ribeiro Sertanista muito ativo, acompanhou Fernão Dias até sua morte em 1680. Pedro Taques conta seu ardil de fazer arder aguardente numa escudela na presença do cacique de uma tribo que queria escravizar.
Garcia Rodrigues Pais abriu o chamado Caminho Novo, entre a baía de Guanabara ou seja, o Rio de Janeiro, e as Minas Gerais. Até então o caminho se fazia por mar, até Parati, galgava a serra do Mar e subia pelo interior de São Paulo, transpondo a serra da Mantiqueira – o chamado Caminho Velho
Jacques Félix foi um bandeirante paulista que fundou a localidade de Taubaté em 1639.
Manuel de Borba Gato (Beja, Portugal, c. 1649 — Brasil, 1717) foi um bandeirante paulista. Era casado com uma das filhas de Fernão Dias Paes Leme.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...