Fonte: http://migre.me/g5H8C
*Em 1597, Martin Corrêa de Sá escolheu este caminho para alcançar as Geraes com setecentos homens portugueses e dois mil índios, na expedição contra os Tamoios.
Piquete-SP, Lugar de Memória: "Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil elaborado pelo Comitê Científico Internacional do Projeto da UNESCO “Rota do Escravo: Resistência, Herança e Liberdade”. Relativamente ao Núcleo Embrião de Piquete-SP, foram contemplados; "Caminho do Ouro", "Jongo" e "Irmandades", estes dois últimos, na condição de patrimônio imaterial.
Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...
Com o início do povoamento de Parati por paulistas vindos de São Vicente a antiga trilha começou a ser constantemente utilizada, pois era o melhor caminho para quem vinha de São Paulo a Parati por terra, e vice versa. A história do pequeno lugarejo vem se transformar através de um caminho que lhe trouxe riqueza e prosperidade por quase três séculos.
Em 1597, Martin Corrêa de Sá escolheu este caminho para alcançar as Geraes com setecentos homens portugueses e dois mil índios, na expedição contra os Tamoios.Com a descoberta do ouro nas Geraes, por volta da segunda metade do século XVII, a antiga trilha Guaianá passou a ser conhecida como Caminho do Ouro, transformando a vida da pequena vila de Parati.
O ouro era transportado das minas até Parati no lombo de mulas guiadas pelos chamados tropeiros. Junto com o precioso metal traziam alguns produtos de lavouras do interior para comercializarem na cidade. Enfrentavam muitas dificuldades como chuvas e atoleiros que muitas vezes faziam perder alguns animais, sem contar os saqueadores ou também conhecidos como "piratas da terra", que esperavam em tocaia na descida da serra. Com a intensificação do transporte do metal foram criadas as casas de quintos de ouro, a primeira em Taubaté, depois em Guaratinguetá. Ambas foram extintas quando foi criada a terceira em Parati em 1703. Por conta também do aumento do transporte do ouro, a antiga trilha passou a ser a única cultivada pelos governadores e prelados do Rio de Janeiro .
Para o ouro chegar à metrópole as dificuldades do caminho começaram a se transformar em grandes prejuízos para a Coroa. Pelo excesso de trânsito, alguns pontos ficavam quase intransponíveis, por culpa de buracos, valas e lama chegando uma viagem, das Geraes à Parati, a demorar até 45 dias. Havia também o contrabando do ouro através dos "descaminhos" para burlar as casas de quintos. Mas o maior perigo vinha do mar através dos piratas, presença constante na costa fluminense ,na saída da baía de Ilha Grande.
A solução para este problema foi a abertura de um novo caminho que ligasse por terra as Geraes ao Vale do Paraíba, e depois ao Rio de Janeiro. A estrada criada ficou conhecida como Caminho Novo da Piedade. Autor: Carlos Vageler Data: 16/8/2001 http://migre.me/g5Fyp