quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Escravidão negra em São Paulo e no Brasil (Transcrição 2)

transporte de escravos O transporte de escravos, s. ref.
O transporte de escravos para o Brasil a bordo dos navios negreiros não oferecia a boas condições higiênicas, pois devido à falta de água e de alimentos estragados; velhos, jovens, homens, mulheres e crianças pareciam miseravelmente na travessia, e algumas vezes quando navios corsários ou de caçadores de transporte de escravos abordavam o barco negreiro a carga de negros eram lançadas ao mar, quando não era possível alojados todos em seus navios.

A espantosa cifra de casos fatais entre os negros escravos durante o transporte para o Brasil os quais eram alojados em angustioso aperto nas entre cobertas das embarcações forçou aos holandeses a providenciar um melhor tratamento e solicitaram aos agentes compradores da Companhia das Índias Ocidentais em Elmina e São Paulo de Luanda que organizassem o comércio de escravos nos mesmos moldes dos portugueses.

Problematizando:
- Observando as pinturas do transporte de negros, responda as questões abaixo:
  1. Como era feito o transporte dos negros?
  2. Como eram as condições de higiene durante as viagens nos navios negreiros? Explique.
  3. Como era a estrutura do navio? Considera que possuía espaço suficiente para acomodar todos os negros? Descreva as condições dentro dos porões.
  4. Porque os negros eram castigados a bordo dos navios?
  5. Fonte: http://migre.me/fX1rq

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...