domingo, 22 de setembro de 2013

MAPAS DE SANTOS - Carta Corográfica da Capitania, 1766

Clique na imagem para reduzi-la
Imagem (detalhe): Leituras Cartográficas Históricas e Contemporâneas, ed. conjunta BrasilConnects Cultura & Ecologia, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Exército Brasileiro, São Paulo/SP, março/2003 (acervo do historiador Waldir Rueda)

Imagem (detalhe): Leituras Cartográficas Históricas e Contemporâneas, ed. conjunta BrasilConnects Cultura & Ecologia, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Exército Brasileiro, São Paulo/SP, março/2003 (acervo do historiador Waldir Rueda) CLIQUE NO MAPA
..................................................................................................................................................................
Clique na imagem para reduzi-la
Imagens: reproduções da cópia conservada no Arquivo do Estado de São Paulo, São Paulo/SP. Referência de localização do documento: setor iconográfico/mapa 08.02.04.

Imagens: reproduções da cópia conservada no Arquivo do Estado de São Paulo, São Paulo/SP. Referência de localização do documento: setor iconográfico/mapa 08.02.04.
Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/mapa106.htm
MAPAS DE SANTOS
Carta Corográfica da Capitania, 1766
Copiada de um documento de 1766, pelo Major Umbelino Alberto de Campo Limpo em 1869, esta Carta Corográfica da Capitania de São Paulo, é em tinta colorida, nanquim e aquarela, sobre papel canson com 60,5 x 48 cm, com a nota explicativa:
"Carta Corográfica da Capitania de São Paulo, em que se mostra a verdadeira situação dos lugares por onde se fizeram as sete principais divisões do seu Governo com o de Minas Gerais:
A 1ª pelo Rio Grande
A 2ª pelo Morro do Cachumbu
A 3ª pelo alto da Serra da Mantiqueira
A 4ª outra vez pelo Cachumbu
A 5ª pelo Rio Verde
A 6ª pelo Sapocahy
A 7ª pelo Morro do Lopo, e estrada de Goyazes, o que mostra a linha de cor amarela
* rio navegável que não dá vau".


Nota: Pelo Alto da Serra, Estrada Real do Sertão, Caminho dos Paulista, Caminho Geral do Sertão, Caminho Velho, espaço colonial de Piquete-SP, entrava-se pela localidade que fora denominada Soledade de Itajubá, hoje Marmelópolis o caminho percorrido era em direção ao Morro Caxambu, sendo um dos principais destinos objetivando o abastecimento pelos Paulista de inúmeros gêneros e escravos, São João Del Rei e região do Rio das Mortes, Minas Gerais, Rio das Velhas.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...