quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Francisco de Assis e Oliveira Borges

Francisco de Assis e Oliveira Borges, primeiro e único barão e visconde de Guaratinguetá (Guaratinguetá, 25 de março de 1806São Paulo, 19 de abril de 1879) foi um comerciante, cafeicultor e poderoso político brasileiro.
.................................................................................................................................................
Crescimento do Patrimônio[editar]
Em 1829 Borges já é proprietário de terras e de nove escravos que colhem trinta arrobas de café. Nessa época recebe a patente de alferes das ordenanças o que lhe conferia, na ausência de um capitão, suprema autoridade militar sobre o bairro da Capela. No mesmo ano é nomeado pela câmara de Guaratinguetá fiscal dos caminhos e responsável pela sua conservação. Segundo o censo de 1836 já é dono de treze escravos e sete escravas que colhem setecentas arrobas de café. Com a renda da terra e do comércio é considerado um dos mais afortunados moradores da Capela.
Vai diversificando suas atividades comerciais: abre uma nova loja na estrada que segue para São Paulo a fim de atender viajantes e tropeiros; empresta dinheiro; compra, vende e revende bestas que vai buscar em Sorocaba, necessárias para o transporte do café para o embarque no litoral. Esse comércio com animais seria dos mais lucrativos, dando origem a uma sociedade de Assis Borges com um de seus genros Francisco José Monteiro. E a medida que os negócios prosperam terras e mais terras vão sendo adquiridas e as lavouras de café se espalham pelos atuais municípios de Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Piquete. Para manter a produção e o cultivo nas várias fazendas, cresce concomitantemente a escravaria.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://migre.me/gfXmr

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...