domingo, 15 de dezembro de 2013

As 3 Grandes Civilizações Perdidas

OS INCAS

Pizarro e seus comandados se aproximam de Cuzco para dominar os Incas...

A civilização Inca começou por volta do século XI, e durou 500 anos, até ser destruida pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, em 1531. De acordo com a lenda, num certo dia, numa ilha do lago Titicaca, um casal de deuses, que eram os Filhos do Sol, apareceu e percorreu as terras com uma varinha mágica. Onde a varinha afundasse os deuses Manco Capac e Mama Ocllo se estabeleceriam e fundariam a grande nação Inca. Isso, ainda segundo a lenda, aconteceu junto à colina de Huanacauri, onde surgiu a gloriosa Cuzco, capital do império Inca.
Já de acordo com os historiadores, a cidade de Cuzco foi fundada por grupos de índios Quichuas, vindos do norte da região que hoje é o Peru. O nome Inca não significa o nome do povo, mas era a maneira pela qual eram chamados seus reis ou imperadores, do qual o mais famoso foi Sapay Inca, conhecido como o Filho do Sol, que era tratado em vida como um semideus, e depois da morte, como um deus.
O império Inca se estendeu por uma vasta região. Se hoje, esta região englobaria, além do próprio Peru, o Equador, Bolívia e Chile. Mais tarde, com a colonização européia, todos estes países foram ocupados pelos espanhóis, e somente em 1810, através dos libertadores Simon Bolívar e José de San Martin, é que o continente sul-americano ficaria livre dos colonizadores espanhóis.
Os Incas adoravam o sol, chamado por eles de Viracocha, o criador. Tanto é que construiram a histórica Machu Picchu, uma cidade a 2500m de altitude destinada ao culto ao sol. Os Incas construiram estradas, implantaram um veloz sistema de comunicação e fizeram pontes suspensas. Estas eram tão perfeitas, que uma feita sobre o rio Apurímac, durou cerca de 300 anos! O principal meio de transporte dos Incas era o lhama. Ao contrário dos Astecas, os Incas não praticavam cerimônias religiosas sanguinárias, e com exceção do culto ao deus sol, os moradores podiam adorar a quem quisessem. As terras eram divididas em 3 partes, sendo uma parte do imperador, uma para os deuses e uma ficava para o povo. Mas de toda maneira, as terras pertenciam mesmo ao imperador. A parte dos deuses eram administradas por sacerdotes a serviço do imperador e a parte que cabia ao povo, era apenas para agricultura – principalmente da batata, mas o dono do pedaço de terra não podia negociá-lo. A terra era apenas ‘emprestada’ para o cultivo e alimentação do povo. Fonte: http://www.gentedanossaterra.com.br/civilizacoes.html
 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...