sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Espaço Colonial de Piqute e um dos Original e Primitivo Caminho para Minas -Caminho Velho.

Devemos considerar que a mais relevante constatação quanto ao posicionamento da igreja matriz de Lorena, não é fato de estar situada de frente para o rio Paraíba. Com absoluta certeza, a relevância  justificadora da reflexão sobre a posição geográfica da Matriz de Lorena está no seu direcionamento para o Norte. Posicionamento no qual se torna possível vislumbrar as cinco serras altas do Roteiro de Andre João Antonil. Por conseguinte torna se possivel identificar com maior precisão o caminho percorrido pelos que seguiam para Minas, ou seja, por um afluente do Paraíba, o ribeiro do limeira. Por outro lado, igualmente tornou-se possível identificar, o Roteiro do Caminho para Minas do Ouro entre o porto Guaypacaré e o Bairro do Embau. Para tanto devemos consider que uma légua de sesmaria mede 6.600 metros.  Nessa direção temos o  registro do Livro do Tombo em poder da Igreja de Lorena de 1747, contendo o roteiro do caminho em direção à Mantiqueira. E, no que diz  respeito ao fato de os habitantes da Freguesia de Lorena morarem “meia, uma, duas e três léguas pelo caminho das Minas em direção à Mantiqueira” chega-se a seguinte constatação: 1) Meia légua (3.300 três mil e trezentos metros) corresponde ao trecho da Matriz ao ponto de parada na Bica do Ouro no Campo da USP. (2) Uma légua 6.600 (seis mil e seiscentos metros), corresponde ao trecho da Matriz a Fazenda Angelina que deu origem ao nome de uma estação de trem rumo a Piquete pelo afluente do Paraíba o ribeiro do Limeira. (3) Duas léguas 13, 200 (treze mil e duzentos metros), esta relacionado ao trecho da Matriz a algum lugar correspondente ao Núcleo Embrião de Piquete, que somado ao fato de haver se constituir essa localidade, em terras devolutas, como se dava com os aldeamentos, no caso em questão, com o nome de Aldeia São Miguel, localizada em documentos de 1777. (Sendo certo que esse espaço do Núcleo Embrião de Piquete, constituiu-se ainda em uma Arraial, restando como referência o Bairro da Raia, uma redundância 4) Três ou mais léguas e meia distante da Matriz está o “Quilombo” e a “Capoeira Grande” sendo desnecessário maiores detalha por se tratar de um bairro cujo nome perpetuou-se no tempo pertencente à Cachoeira Paulista 5) Estando o Bairro do “Quilombo” distante meia para duas léguas do Vuau. Ou seja, o Bairro do Quilombo fica entre 3.300 (três mil e trezentos metros) a 13.200 (treze mil e duzentos metros) do Bairro do Embau, torna-se possível concluir com maior exatidão que, a distancia entre o Bairro do Quilombo ao Embau é de uma légua, ou seja, 6.600 (seis mil e seiscentos metros). Isto porque, se nos termos do Livro do Tombo com seu registro de 1747, o Bairro do “Quilombo” e a “Capoeira Grande” ficam distante da Matriz três ou mais legras aproximados 19.8000 (dezenove mil e oitocentos metros) e o “Vuau” fica quatro léguas distante da Matriz 26.400 (vinte e seis mil e quatrocentos metros) a diferença resulta em 6.600 (seis mil e seiscentos metros) considerando a variável proposta a distancia é de 1 (légua). Resta ainda com fundamento nesse mesmo artigo a incontrastável evidencia solidificada na fé, em São Miguel Arcanjo em Piquete, São Sebastião no Bairro do Itabaquara, Nossa Senhora da Guia no Bairro do Quilombo e Nossa Senhora Aparecida no Bairro do Embau. Estou falando de um lugar gravado no mais profundo de minha memória faz 51 (cinqüenta e um anos), ou seja, um pouco mais de meio século. Partindo de Piquete fiz esse caminho pela última vez no dia 08 de outubro de 2008, as evidências não deixam duvidas quando me deparei com uma intuitiva revelação. Com fé em São Miguel um dia a verdade haverá de prevalecer, não obstante aos ouvidos moucos da academia. E o povo de Piquete haverá igualmente de se apropriar com orgulho, da grandiosa Historia construída, parafraseando, pelo sangue suor e lagrimas dos Africano e indígena dessas paragens.    
"Elevado o núcleo a Freguesia, procurou-se demarcar-lhe as divisas. Ao sul os limites com Guaratinguetá começavam na Ponte de S. Patrício, no aterrado. Ao norte, até o alto da Mantiqueira, confrontava com Pouso Alto, a 8 léguas mais ou menos. E as "outras demais partes não se sabe com que freguesia se divide por ser sertão incompreensível".
Em função do abastecimento das Gerais, ao longo do caminho, após a Freguesia de N. S. da Piedade, preso à sua influência, em direção às mesmas Gerais, o povoamento vai se estendendo. O Livro do Tombo registra em 1747 que a freguesia possuía 240 fogos com mil e seiscentas pessoas de confissão. Seus habitantes moravam em distância de "meia, uma, duas e três léguas pelo caminho das Minas em direção à Mantiqueira". Nele estavam localizados os bairros: "Vu-au", quatro léguas da matriz; o "Quilombo" e a Capoeira Grande "distante da Matriz três ou mais léguas e meia para duas do "Vuau". Para o bairro do "Vuau" era solicitado erguer uma capela. Estes bairros teriam quarenta fogos com 370 pessoas, "são estáveis e prometem aumento". Fonte: http://www.valedoparaiba.com/terragente/estudos/desbrav_01.htm

Mapa do caminho via Registro (Piquete) Garganta do Embaú.



GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...