domingo, 16 de março de 2014

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CANANÉIA - (Latitude 25 graus Sul.)

Cananéia, foi iniciada no ano de 1502, por um Bacharel Português, um homem ilustre, chamado Mestre Cosme Fernandes, que as autoridades portuguesas desterraram para o Brasil em 1501, em nome de EL REI D. MANOEL.
Mestre Cosme Fernandes, o Bacharel, era um dos muitos Judeus da alta cultura, que por conveniência religiosa e política e, em conseqüência de uma Lei de Expulsão de 1497, saiu de Portugal, com destino certo e determinado, inscrito no Livro dos Degredos, e no caso de Mestre Cosme Fernandes, o destino era 25 Graus de “Ladeza”, na Costa do Brasilo que coincidia com a Ponta Sul da Ilha do Meio, onde surgiria o primeiro povoado da futura capitania, com o nome de Maratayama. Naquele tempo, os índios Tupiniquins nunca tinham visto um navio tão grande e cheio de velas brancas, todos vieram ao mar deslumbrados, como se estivessem sonhando, mas ainda curiosos e desconfiados com o primeiro homem branco, de cabelos de fogo e fala macia deixado pelo grande navio, que o chamava de “MUTUPAPABA” (Coisa Maravilhosa).
Comprovam tal evento histórico, de um valor incalculável, o Mapa Mundi com seus roteiros de viagens em mármore, junto ao Monumento dos Descobrimentos em Lisboa, que confirmam a 2ª chegada no Brasil pelos Portugueses de 1502 – logo após o descobrimento em Porto Seguro em 1500.
Nenhum historiador poderá discutir essa verdade fixada, numa Seta em Mármore Negro, partindo de Portugal para Cananéia – 1502, num mapa feito pelos próprios descobridores lusitanos.
.........................................................................................................................................................
Fonte: http://migre.me/imCWx
Nota: O ASTROLÁBIO
O astrolábio era um antigo instrumento para medir a altura dos astros acima do horizonte, utilizado na Idade Média para fins astrológicos e astronômicos. Também era utilizado para resolver problemas geométricos, como calcular a altura de um edifício ou a profundidade de um poço. Era formado por disco de latão graduado na sua borda, num anel de suspensão e numa mediclina (espécie de ponteiro).O astrolábio náutico era uma versão simplificada do tradicional e tinha a possibilidade apenas de medir a altura dos astros para ajudar na localização em alto mar. (Fonte: http://migre.me/imDfO)
Astrolábio náutico 1555
 
Observação: A baixo do Equador  tornou-se viavel a Navegação,  graças ao auxilio da Astronomia, consequentemente quando falamos em 25 Grau de Latitude Sul,  relativamente a Cananeia, não deve haver dúvida. Por outro lado, quanto a descrição de Pero Lopes de Souza, em seu diário de navegação no que tange a rota da esquadra cujo chefe era  seu irmão Martim Afonso de Souza, ao entrar, quando do Sol de Meio dia, na boca do Rio de Janeiro, na latitude 23 Graus, estava exatamente  na região compreendida pela  Baia de Paraty. Especialmente porque, era condição necessária, se estabelecer na foz de um rio, pois sem água doce suficiente a morte seria certa.
 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...