quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Instruções ao Capitão Joaquim Peres de Oliveira da Freguesia da Piedade, determinando a ocupação das Aldeias de Ínidios bravos que ficam na fronteira do morro chamado Fortaleza nas faldas da Serra da Mantiqueira, espço Colonial de Piquete em 28 de abril de 1767.


Para o Capitão Joaquim Peres de Oliveira de Auxiliar de Cavalo da Piedade.
(Transcrição) - Como tenho noticias que nas faldas da Serra da Mantiqueira em a paragem que fica fronteira ao Morro chamado Fortaleza se acham algumas Aldeias de Índios bravos que até o presente não tem dado obediência  a Sua Majestade que Deus guarde, nem tem sido catequizados pela nossa parte; ordeno a Vossa Mercê considere os meios mais conducentes de os reduzir à nossa Santa Fé e ao domínio da nossa Monarquia, advindo que hão de procurar para este efeito aqueles meios suaves e pacíficos que apontam as instruções que a Vossa Mercê remeto, por ser assim conforme as ordens e Reais  Instruções  de Sua Majestade que determina se use com os Índios com toda a suavidade e moderação, praticando com eles a Justiça e equidade que se lhe pelo direito natural, e das gentes; mais advirto a Vossa Mercê que......Índios hão de ser conservados nas mesmas paragens,  e terras em que estão acostumados a viver, metendo-se lhes Párocos e Diretores que os convertam, ensinem a favoreçam com muita paciência, e caridade  para que eles conheçam melhoria não só no Espiritual mas também nas comodidades temporais, porque do contrário se seguirá que eles mais facilmente fujão de nós do que abracem a nossa amizade, no que há  de ser preciso todo o cuidado, aplicação e diligência.
Procure Vossa Mercê achar sujeitos capazes, que se encarreguem dessa empresa; porque da parte de Sua Majestade que Deus guarde lhes seguro a remuneração competente ao serviço que fizerem, e o que Vossa Mercê entender que me deve propor para eu aprontar para esse efeito, me avise com toda brevidade.
No caso que Vossa Mercê eleja devem ir em primeiro lugar exploradores para os caciques os quais devem ser acompanhados de alguns presentes agradáveis e de gosto, que serão pagos pela Real Fazenda.
Deus guarde a Vossa Mercê. São Paulo a 28 de abril de 1767// 
Nota:  Morro fortaleza,  topônimo relacionado à importante referência geográfica, localizado no caminho que vai de Guaratinguetá à São João Del Rei, região do Rio das Mortes, via Alto da Serra, Estrada Real do Sertão, Caminho dos Paulistas, Caminho do Ouro, espaço colonial de Piquete-SP. Sertão dos Índios Bravos. 
Fonte: Documentos Interessantes para a História e Costume de São Paulo,  Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo, ano de 1944, volume LXVIII, pág 30/31.

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...