quinta-feira, 29 de março de 2012

"ocaso": Andre de Leão e Antyony Knivet", não marchavam para o Oeste, "em direção ao Sol poente.", Caminho Geral do Sertão, Caminho do Potosí .....

1) No tempo em que, vindo da Bahia, d. Francisco de Souza, esteve pela primeira vez em S. Paulo, aí vivia Guilherme Glymmer, flamengo, que tomou parte em uma expedição ao sertão e que dela fez uma descrição, que encontrou abrigo na obra de P. Marcgrave – História Botânica do Brasil – nos termos seguintes: a) chegamos a uma catarata, onde o rio, apertado entre montanhas alcantiladas, se despenha para o Nascente. Por isso, abicamos neste ponto as nossas canoas e marchamos outra vez a pé, ao longo de outro rio que desce do lado ocidental e não se presta a navegação. Com cinco ou seis dias de marcha, chegamos à raiz de um monte altíssimo,...b) "Três dias depois, chegamos a um rio, que deriva do Nascente, e, atravessando-o, durante quatorze dias, tomamos a direção de Noroeste, através de campos abertos e outeiros despidos de árvores, até outro rio, que era navegável e corria da banda do Norte. Atravessamo-lo em umas embarcações chamadas jangadas, e, quatro ou cinco léguas mais adiante, topamos outro rio que corria quase de Norte e era navegável. Creio, porém, que estes três rios, afinal, confluem num só leito e vão desaguar no Paraguai, em razão de que o curso deles é para o Sul, ou para o Ocidente. (http://migre.me/8sVKd)
    2) As incríveis aventuras e estranhos  infortúnios de Anthony Knivet, que foi com Thomas Cavendish em sua  segunda viagem ao mar do sul – 1591: Nota:  1. Knivet e seus companheiros pretendiam fazer o mesmo que os japoneses do navio  de Cavendish: atravessar o continente até atingir as lendárias riquezas do Peru, no mar do Sul. Andrew Battell, inglês que esteve no Brasil e na África, indicara o caminho  por todos desejado: “Da cidade de Buenos Aires chegam todo o ano quatro ou cinco  caravelas à Bahia, no Brasil, e a Angola, na África, que trazem grande carregamento  de tesouros, que é transportado, por terra, do Peru até o rio da Prata.”  b) Rumamos então para sudoeste e subimos uma enorme montanha coberta de floresta.  c) vocês já ouviram  que num dia claro pode-se ver o caminho desde Potosí  até esta montanha.”  (http://migre.me/8sW2s).

........................................................

Geografia da América do Sul

"Rumamos então para sudoeste e subimos uma enorme montanha coberta de floresta." (Meia Lua, Garganta do Sapucai, Desfiladeiro de Itajubá, Boa Vista).
Piquete-SP: Latitude 22º 36' 49" SFonte: http://migre.me/8tIsX

"Ocaso": (http://migre.me/8t3fF)



GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...