1) No tempo em que, vindo da Bahia, d. Francisco de Souza, esteve pela primeira vez em S. Paulo, aí vivia Guilherme Glymmer, flamengo, que tomou parte em uma expedição ao sertão e que dela fez uma descrição, que encontrou abrigo na obra de P. Marcgrave – História Botânica do Brasil – nos termos seguintes: a) chegamos a uma catarata, onde o rio, apertado entre montanhas alcantiladas, se despenha para o Nascente. Por isso, abicamos neste ponto as nossas canoas e marchamos outra vez a pé, ao longo de outro rio que desce do lado ocidental e não se presta a navegação. Com cinco ou seis dias de marcha, chegamos à raiz de um monte altíssimo,...b) "Três dias depois, chegamos a um rio, que deriva do Nascente, e, atravessando-o, durante quatorze dias, tomamos a direção de Noroeste, através de campos abertos e outeiros despidos de árvores, até outro rio, que era navegável e corria da banda do Norte. Atravessamo-lo em umas embarcações chamadas jangadas, e, quatro ou cinco léguas mais adiante, topamos outro rio que corria quase de Norte e era navegável. Creio, porém, que estes três rios, afinal, confluem num só leito e vão desaguar no Paraguai, em razão de que o curso deles é para o Sul, ou para o Ocidente. (http://migre.me/8sVKd)
2) As incríveis aventuras e estranhos infortúnios de Anthony Knivet, que foi com Thomas Cavendish em sua segunda viagem ao mar do sul – 1591: Nota: 1. Knivet e seus companheiros pretendiam fazer o mesmo que os japoneses do navio de Cavendish: atravessar o continente até atingir as lendárias riquezas do Peru, no mar do Sul. Andrew Battell, inglês que esteve no Brasil e na África, indicara o caminho por todos desejado: “Da cidade de Buenos Aires chegam todo o ano quatro ou cinco caravelas à Bahia, no Brasil, e a Angola, na África, que trazem grande carregamento de tesouros, que é transportado, por terra, do Peru até o rio da Prata.” b) Rumamos então para sudoeste e subimos uma enorme montanha coberta de floresta. c) vocês já ouviram que num dia claro pode-se ver o caminho desde Potosí até esta montanha.” (http://migre.me/8sW2s).
........................................................
Geografia da América do Sul
"Rumamos então para sudoeste e subimos uma enorme montanha coberta de floresta." (Meia Lua, Garganta do Sapucai, Desfiladeiro de Itajubá, Boa Vista).
Piquete-SP: Latitude 22º 36' 49" SFonte: http://migre.me/8tIsX
Geografia da América do Sul
"Rumamos então para sudoeste e subimos uma enorme montanha coberta de floresta." (Meia Lua, Garganta do Sapucai, Desfiladeiro de Itajubá, Boa Vista).
Piquete-SP: Latitude 22º 36' 49" SFonte: http://migre.me/8tIsX