domingo, 18 de abril de 2010

A HISTÓRIA NÃO FAZ OUVIDOS MOUCOS !

O trecho percorrido pelos amantes do Mauntain Bike como sendo trajeto da Estrada Real, está em plena conformidade com a verdade Histórica, inclusive constante de Mapas. O caminho utilizado pelos que seguiam para Minas Gerais, tinha como referência para transposição da Serra seus pontos mais baixos. Fazendo uso da mesma logística utilizada pelos índios, os quais deixaram trilhas consolidadas. Se por um lado, uma das rotas primitivas era a Garganta do Embau. Temos por outro lado a Garganta do Meia Lua. Essa região do Meia Lua, por informações de Antonio Carlos Chaves da Fundação Cristiano Rosa, era conhecida como Ibataquara de Cima. Ou seja, o caminho original seguido pelos que vinham das Minas era também a Garganta do Meia Lua, quando então estavam obrigados a passar pelo Registro de Itajubá. Seguindo viajem chegava-se no Bairro do Ibabaquara, ponto de encontro com o caminho dos que seguiam para a Garganta do Embaú, ou para porto Guaipacaré. Sendo certo ainda que em dado momento deu-se a abertura de uma caminho que seguia em direção direta a Guaratinguetá, sendo referência o local onde se encontra a Fazenda Fortaleza. Trabalhando em Cristina-MG, por um ano, foi possível concluir que o caminho do Ouro, tornou-se uma verdadeira Rota Transmineira da Fé, uma vez que esse caminho continua sendo percorrido por peregrinos, vindo dos mais longínquo lugares, em especial do Sul de Minas, etc. Ou seja, trata-se de um secular caminho de peregrinação do Sudeste, com destino a Aparecida-SP e Guaratinguetá-SP, infelizmente ignorado.

Nota: CIRCUITOS MOUNTAIN BIKE ESTRADA REAL
Aparecida pela Estrada Real Circuito de 2 dias Iremos percorrer um caminho utilizado pelos antigos exploradores de ouro do bairro da Cata de Marmelópolis, passando antes na antiga cidade de Delfim Moreira. Contemplando belas cachoeiras chegaremos na fazenda Saiquí situada a 1.600m de altitude onde faremos nosso primeiro pernoite. Dali ja estaremos na virada da serra onde desceremos até o bairro do Marins admirando o imponente Pico dos Marins com 2.422m. Na sequência percorreremos um pequeno trecho de asfalto até chegar na cidade de Piquete onde logo tomaremos a Estrada Velha para Aparecida onde finalizaremos nossa expedição na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Itajubá > Delfim Moreira = 28km
Delfim Moreira > Saiquí = 21km
Saiquí > Piquete = 26km
Piquete > Aparecida = 52km
Fonte: http://migre.me/5Ktj7 
 

GUIA DA UNESCO - Una guía para la administración de sitios e itinerarios de memoria.

Ficha 22: Ruta de la libertad (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil (A Rota da Liberdade), São Paulo, Brasil ■ ANTECEDENTES ■ ANTECED...